RESENDE
Parte do cronograma das obras de duplicação do Trecho 2 da Estrada Resende-Riachuelo, que vai desde a entrada do bairro Cidade Alegria até o início da região do Acesso Oeste, já foi concluído. Nesta semana, a obra entra em uma nova etapa, a drenagem na altura do bairro Boa Vista e implantação de novas calçadas nas proximidades da entrada da Cidade Alegria.
A ampliação das pistas de rodagem também vai proporcionar melhorias na drenagem, criação acostamento, ciclovia, calçadas e nova iluminação, gerando impacto na mobilidade urbana da estrada. A previsão de conclusão das obras ao longo dos quase dois quilômetros de pista, que serão expandidos e adaptados, é 12 meses.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está sendo feita a manutenção e reforma da rede de drenagem de parte do Trecho 2, na altura do bairro Boa Vista. Além disso, as equipes estão fazendo a concretagem das calçadas próximas à entrada da Cidade Alegria. Até o momento já foram concluídas a manutenção e reforma da rede de drenagem; pavimentação; concretagem de calçadas e meios fios; além de implantação de redutores de velocidade.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz acompanhou o início desta etapa da obra. Ele disse que as equipes também estão trabalhando na preparação do desvio do sistema de águas pluviais, próximo ao bairro Casa da Lua. “Esta é uma das maiores e mais importantes obras para o município, que vai ajudar no fluxo de trânsito, principalmente nos horários de pico, para os moradores que precisam circular de um ponto ao outro da cidade de forma tranquila e segura, e mais, sem transtornos como alagamentos. Muito em breve nossa população vai poder contar com uma via de qualidade para trafegar, e isso vai ficar para nossas futuras gerações” afirmou Diogo, ressaltando que as intervenções do Trecho 2 precedem as obras do Trecho 1, que vai da entrada da Avenida General Afonseca a entrada da Cidade Alegria. “Os materiais estão chegando no município e a mobilização do canteiro de obras do Trecho I está sendo feita”, complementou.
SERVIÇOS
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, o trecho contemplado possui 1,7 quilômetro de extensão. No total, a área receberá 39 mil metros quadrados de asfalto, além de 1.670 metros de drenagem. “A duplicação da Estrada Resende –Riachuelo é feita em fases, pois o trecho é grande, então os serviços vão se repetir mais a frente. As obras que estão em andamento são drenagem, reforço de base e sub-base e regularização do terreno, além de acerto de greide”, informou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira.