VOLTA REDONDA
A construção de uma nova subestação de energia elétrica que vai melhorar o sistema de bombeamento de água para o complexo Vila Brasília, em Volta Redonda, avançou nesta semana. A estrutura está sendo erguida no pátio da secretaria de Infraestrutura (SMI), no Retiro. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR), a parte elétrica da obra já foi licitada e a previsão é que o novo sistema comece a funcionar no mês de agosto.
A parte de alvenaria da estrutura está em fase de acabamento e os equipamentos elétricos, como painéis e transformadores, já chegaram. O Saae aguarda também a liberação da concessionária de energia. O equipamento servirá para estabilizar as tensões elétricas entregues pela concessionária de energia, garantindo um funcionamento satisfatório da elevatória de água potável que atende cinco bairros. “Em alguns casos, quando a bomba era ligada, a energia caía, desarmando disjuntores. A solução foi fazer a subestação, colocar transformador novo, um aparato que consiga estabilizar a tensão. Essa subestação ficará ao lado da casa de bomba da elevatória”, explicou o engenheiro do Saae-VR, Sergio Meira.
A construção teve cerca de R$ 200 mil em investimentos com recursos próprios do governo municipal. Serão beneficiados, principalmente, moradores dos bairros Vila Brasília, Coqueiros, Mariana Torres, Belo Horizonte e Verde Vale. “Essa obra é um gol de placa do governo. Esta obra vai permitir abastecer 24h o Vila Brasília, evitando a manobra com o bairro Santa Cruz. É fundamental garantir o acesso à água potável aos moradores, direito fundamental para uma melhor qualidade de vida”, afirmou o presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC.