RESENDE
Com o objetivo de incentivar os trabalhos dos produtores rurais do município, o vereador Fábio Lucas Souza de Almeida (Avante) teve indicação aprovada pelo Plenário, sugerindo a implantação do Festival do Café. Já em outra indicação, Fábio Lucas, pediu o retorno a tradicional Festa do Pinhão, realizada no distrito de Visconde de Mauá. A propositura tem como signatário, o presidente do Legislativo, Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos).
Segundo o vereador Fábio Lucas, o Festival do Café poderá reunir expositores, mostrando a diversidade de preparo do café, uma das bebibas mais vendidas no mundo, inclusive bebidas feitas com o grão do café, além de gastronomia artesanal. Ele ainda destacou que os eventos também visam estimular o Turismo e aquecer as vendas no município. “Será uma oportunidade para reunir expositores e atrair visitantes, mostrando a riqueza da gastronomia e da cultura local. O potencial dessas festas para a geração de renda é muito grande e precisa ser explorado”, ressalta o parlamentar.
O vereador lembrou que as altas taxas de imunização contra a Covid-19 no município e a flexibilização do uso de máscaras tornam o ambiente favorável a realização dos eventos. “Depois de quase dois anos de pandemia, com distanciamento social e, consequentemente, a suspensão de eventos que geravam aglomeração, existe uma demanda reprimida por encontros desse tipo. É preciso aproveitar o momento para criar e retomar festividades que movimentem a economia”, argumenta Fábio Lucas.
Vale lembrar que a última edição da Festa do Pinhão de Visconde de Mauá ocorreu em 2019. A programação incluiu shows, apresentações de dança, praça de alimentação, barracas com comidas à base de pinhão, premiação de torneio leiteiro, coral e missa.
ASFALTO DE RUA NO CENTRO
Em outra indicação, o vereado Fábio Lucas pediu o asfaltamento da Rua Francisco Vilaça, no Centro da cidade. “O asfaltamento da Rua visa proporcionar mais segurança aos motoristas, principalmente em dias chuvosos. Esta rua é uma ladeira muito íngreme e é de paralelepípedos. Em dias de chuvas fica bastante escorregadio, trazendo perigos para os motoristas que transitam por ali”, explica o parlamentar