BARRA MANSA
Faltando menos de um mês para o 4º evento mais relevante para os brasileiros, a Páscoa, e os lojistas estão com boas expectativas. É que a
Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que produtos de Páscoa vão vender mais de R$2 bilhões neste ano. A expectativa da indústria e do comércio é de crescimento de vendas nos canais online.
Segundo a ConQuist Consultoria, a pandemia impulsionou as vendas de e-commerce, sendo a preferência de 71% dos brasileiros, pois o delivery consegue atender as demandas do consumidor.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, destaca que o consumidor tem um novo perfil que prioriza o conforto, rapidez e o cuidado no recebimento do produto. “Os consumidores têm se mostrado mais independentes e decididos, muito inclusive pela mudança de comportamento que vem ocorrendo, principalmente, por conta da pandemia. Ele hoje sabe utilizar muito bem o ponto de venda físico juntamente com o e-commerce e os serviços de delivery. Esse hábito deve se manter, podemos dizer que o comportamento do consumidor tende a ser híbrido daqui para frente”, pontua.
O proprietário de uma loja de doces, Cristiano Souza, destaca que os clientes já começaram a pesquisar preços. “Já observo um aumento no movimento, nas pesquisas. São pessoas em busca de preços e produtos. Dois anos depois já podemos respirar mais aliviados, Páscoa é família, mas tem muitas escolas promovendo pequenos eventos, lembrancinhas para seus alunos”, cita.
O Sicomércio-BM preparou dicas para ajudar seu comércio a bombar no feriado, mas que também pode aumentar as vendas durante todo o ano. De acordo com a instituição, a Páscoa oferece diversas oportunidades para criar campanhas que vão alavancar negócios e propagar marcas durante as celebrações, e não só para produtos voltados exclusivamente para doces, bombons e chocolates. Uma dica é inovar na forma de apresentação do produto e o investimento em embalagens e materiais de boa qualidade para chamar atenção do cliente de forma estratégica.
Outro passo importante é colocar os produtos em destaque tanto nas lojas físicas quanto nas online. Use e abuse do apelo visual, pois a Páscoa tem a tradição da troca de presentes e nem todos gostam de chocolates, abrindo leque de produtos que possam substituí-los como presente.
Brindes ou mimos que venham acompanhados dos produtos comprados pelos clientes. A preferência é que sejam entregues sem custos para atrair e fidelizar os consumidores. E ainda focando no digital, o lojista pode adotar estratégias de e-mail marketing e mídias sociais. Personalize o e-mail de marketing de acordo com o perfil do cliente para que ele se sinta especial. Promova ações estratégicas para potencializar os conteúdos e produtos oferecidos pelo seu comércio.