ANGRA DOS REIS
O Banco de Talentos, página da Prefeitura de Angra voltada para aproximar trabalhadores e empregadores, será utilizado nas contratações para as obras de Angra 3. A iniciativa foi ratificada neste mês, em uma das reuniões entre representantes do governo municipal e da Eletronuclear, em que foram discutidos projetos e contrapartidas relacionados ao licenciamento da obra no município. Nos últimos dias, algumas vagas vinculadas ao empreendimento começaram a ser disponibilizadas na página. Portanto, quem está em busca de oportunidades deve ter a atenção redobrada com o Banco de Talentos, já que as contratações estão sendo feitas preferencialmente pela plataforma.
A previsão é de que aproximadamente 1.900 vagas sejam disponibilizadas ao longo da construção de Angra 3. Mais de 20 foram cadastradas neste primeiro momento, divididas entre as seguintes funções: lubrificador, pintor, pedreiro, armador, auxiliar de manutenção, auxiliar de topografia, carpinteiro, eletricista, encarregado de elétrica, encarregado de montagem, encarregado de obras, mecânico de manutenção, motorista de op. de betoneira, operador de central de concreto e operador de pá carregadeira.
Para concorrer a uma oportunidade, o interessado deve se cadastrar gratuitamente no Banco de Talentos (https://bancodetalentos.angra.rj.gov.br/), inserindo informações como dados pessoais, acadêmicos, qualificações e experiências. Estas informações possibilitarão que a plataforma faça o cruzamento dos perfis dos candidatos com as vagas disponibilizadas pelas empresas e instituições.
No Banco de Talentos, as informações são preenchidas on-line, na própria página, e o candidato ganha login e senha de acesso. As empresas cadastram suas vagas, que ficam visíveis no site. Tendo seu cadastro, o candidato, além de poder visualizar as vagas disponíveis, se mantém informado sobre as possibilidades que o mercado está a oferecer.
O Banco de Talentos foi criado em 2019 pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para colaborar com a redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva em Angra dos Reis. Além de vagas de empregos, a plataforma ainda oferece cursos de capacitação profissional e palestras, possibilitando que os candidatos se aperfeiçoem e aumentem suas chances de serem selecionados pelas empresas cadastradas.