Alunos da Rede Municipal participam de ação de educação ambiental em Volta Redonda

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Alunos da Escola Municipal Wandir de Carvalho, no bairro Belmonte, participaram de ação de educação ambiental na manhã desta sexta-feira, 18. Cerca de 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental assistiram à palestra sobre a importância da água, que lembrou o Dia Mundial da Água, comemorado na próxima terça-feira, 22. E participaram de oficina de confecção de placas educativas com dizeres como:”O mar começa aqui”, “É desta água que você bebe” e “Rio não é lixeira”.

As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Fundação CSN, que elaborou o Programa de Educação Ambiental a ser implantado no município. Também participaram agentes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil de Volta Redonda, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizou uma ambulância.

“A infraestrutura foi necessária para garantir a segurança dos alunos durante a parte prática da ação, no Córrego Bugio. Membros da ONG (Organização Não Governamental) Recrear entraram no rio para retirar o material descartado irregularmente que acaba chegando ao leito”, contou a assessora Técnica da SMMA e responsável pelo Licenciamento Ambiental no município, Gizely Mirian Gomes.

Os alunos foram convidados a visualizar a quantidade e a qualidade do lixo recolhido no córrego. Pneus de bicicleta, pedaços de ferro, tubos de PVC, parte de guarda-roupa e antena parabólica, uma sapateira e muito material plástico. “O objetivo é conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e o recurso natural que é a água para que tornem-se multiplicadores desta lição”, falou Gizely.

A ação movimentou o bairro e atraiu também os moradores vizinhos à escola e ao Córrego Bugio. Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, membros da ONG Recrear e os próprios alunos aproveitaram para falar sobre o descarte irregular de lixo. A ordem é não jogar lixo no rio e nem em suas margens, pois esta é uma das causas de enchentes. “Esta foi a primeira ação de educação ambiental após o início do ano letivo 2022. A ideia é seguir com a parceria e levar as atividades para outras unidades escolares do município”, disse Gizely Gomes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos