RESENDE
Após seis anos, o Resende FC poderá voltar a disputar a Copa do Brasil. Para participar da competição, o Gigante do Vale vai depender do resultado de dois jogos da última rodada do Campeonato Carioca. Visando se consolidar no G8 da Campeonato Carioca 2022, o Resende FC enfrenta o Vasco neste domingo, dia 13, no Estádio do São Januário, no Rio de Janeiro. A partida é válida para a última rodada da Taça Guanabara. Os olhos do Gigante do Vale também estarão voltados para se manter vivo na briga por uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D.
Em 2022, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu que as duas vagas da competição para os clubes de menor investimento serão definidas em um ranking com pontuações somente oriundas de confrontos entre os clubes de menor investimento, o chamado Troféu José Luiz de Magalhães Lins Filho. Neste ranking, atualmente, o Resende está em primeiro lugar. Os confrontos da última rodada, no entanto, serão decisivos.
Neste domingo, dia 13, o Madureira enfrenta o Nova Iguaçu e não pode haver empate neste confronto para que o Resende fique com uma vaga na Copa do Brasil. Neste sábado, dia 12, a Portuguesa não poderá vencer o Volta Redonda com um saldo superior a 3 gols.
Com essa combinação, o Resende, que não tem mais nenhum confronto contra equipes de menor investimento e, portanto, não pode mais pontuar, fica entre os dois melhores colocados na Troféu José Luiz de Magalhães Lins Filho.
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D
A vaga para esta competição será concedida aos dois finalistas da Taça Rio. Para se classificar para as semifinais do torneio, é necessário terminar a classificação da Taça Guanabara entre a quinta e a oitava colocação.
O Resende, atualmente, é o quinto colocado e só uma combinação envolvendo cinco jogos pode tirar o clube do G8. Para consolidar a classificação, no entanto, afastando qualquer chance matemática, basta um empate com o Vasco na última rodada. Na sequência, o Resende fica a dois jogos de uma vaga no Campeonato Brasileiro.