BARRA MANSA
Nos últimos 15 dias a população do Sul Fluminense vem sofrendo com os últimos dias de verão e suas altas temperaturas. Mas, um bairro em específico, tem passado por sérios transtornos, é que os moradores da Rua Jarbas Cansado, no bairro Santa Rita, as margens da Rodovia Presidente Dutra reclamam que estão sem uma gota de água há aproximadamente sete dias.
O analista de faturamento, Bruno Oliveira destaca que mora em um condomínio de aproximadamente 30 casas e que todas estão na mesma situação. “Aliás, é todo um bairro, toda uma região está passando por isso. Já fomos por diversas vezes na subprefeitura da Região Leste, relatar o nosso problema e nada é resolvido, só nos é informado de que a bomba está com problemas. Por que não compram uma nova? Em meio a essa crise nos entregaram a conta de água com vencimento em abril, vamos pagar o que, já que as caixas estão vazias? Eu tenho cachorro e não dá para limpar o quintal já que é preciso reservar a água para situações mais essenciais”, indaga o morador.
A psicóloga Rênica Nascimento aponta outro problema, é que a água, quando cai, chega apenas nas madrugadas. “Ficamos o dia todo sem água, para ela cair de madrugada, e como fazemos nossos serviços domésticos? A prefeitura nos manda carros pipa, o problema é que eles vêm dia de semana, e quem trabalha fora, fica sem água”, comenta.
Quem também reclama da situação é o engenheiro de dados, Márcio Moreira, morador do local há três anos, ele destaca que este é um problema recorrente. “Acredito que este seja um problema da maioria dos bairros da Região Leste. Tivemos aumento na conta, mas água que é bom nada. O Saae sempre alega a mesma coisa, problema na bomba, e olha que só temos água na madrugada, só cai depois das 23 e 3 horas acaba. Lavar carro é impossível. Ficamos sempre sem água, já tive vários momentos que precisei ir pra casa da minha sogra, pois não tinha uma gota de água. Hoje tenho um filho de seis anos, dois cachorros e fica inviável ficar sem água. O quintal fica sujo, dá moscas, as vasilhas acumuladas na pia, o mau cheiro. Muito transtorno. Ficamos indignados, pois a conta nunca atrasa”, desabafa o morador.
A Prefeitura de Barra Mansa, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), informa que a autarquia já foi acionada a respeito da situação no bairro Santa Rita da Dutra. Equipes estão à procura do vazamento no local para repará-lo. De acordo com o Saae, enquanto o fornecimento não estiver normalizado, o abastecimento será feito com caminhão-pipa. Moradores que precisarem de água, podem solicitar o serviço através do telefone 115.