SUL FLUMINENSE
O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), João Carrilho, anuncia edital para inscrições no âmbito do programa Novos Caminhos – Qualifica Mais Emprega Mais e Qualifica Mais Progredir para os cargos de Supervisor Acadêmico e Administrativo (Pedagogo); Instrutor Assistente Administrativo; e de Instrutor para diversas áreas do Bolsa Formação e do MedioTec. As oportunidades foram distribuídas para 68 unidades da Rede abrangendo todas as regiões do estado em turnos de manhã, tarde e noite. O sistema será o de cadastro de reserva. As inscrições vão de 07/03 até 21/03, através da internet no endereço eletrônico: www.faetec.rj.gov.br.
Para o presidente, João Carrilho, a forma como as unidades foram escolhidas nesta rodada representa muito o sentimento de inclusão educacional através da formação profissional praticada por toda Rede.
“O compromisso da Faetec é levar ao máximo de pessoas educação de qualidade e gratuita. E estamos fazendo isso. Com muito trabalho e perseverança, vemos o resultado frutificar. Apenas nesta rodada são 68 unidades espalhadas por todas as regiões do estado. A contratação desses novos instrutores vai colaborar significativamente para isso”, afirmou o presidente João Carrilho.
Para todos os cargos são exigidos conhecimentos obrigatórios. Para o cargo de Supervisor Acadêmico e Administrativo (pedagogo), o candidato terá de demonstrar experiência em supervisão ou coordenação pedagógica, dois pontos para cada ano de experiência, limitado a 10 pontos. Já para o Administrativo, dois pontos por ano comprovado de serviços administrativos na área do curso pretendido, limitado a cinco anos. No cargo de Instrutor, além de demandar tempo de serviço comprovado de instrutor na área do curso pretendido para atuação, o critério de pontuação se dará da mesma forma dos cargos anteriores.
Dentre as oportunidades oferecidas destacam-se as vagas para instrutores da Segurança do Trabalho, em Itaocara; Balconista de Farmácia, em São João da Barra; Instrutor Porteiro e Vigia, em Búzios; Instrutor Promotor de Vendas, em Itaperuna; Instrutor Salgadeiro, na Faetec Itaboraí; Instrutor Almoxarife, na Faetec Silva Jardim; e Instrutor de Auxiliar de Cozinha, em Bangu. Também estão sendo oferecidas vagas para Instrutor Microempreendedor Individual (MEI), para auxiliar os futuros alunos que queiram abrir seu próprio negócio em diversas unidades, como na Faetec Miguel Pereira. Na Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza, tem oportunidade de Instrutor Cuidador de Idoso, e Instrutor Cuidador Infantil.
“Contratar profissionais de excelência faz toda diferença para os alunos quando já estiverem no mercado de trabalho. E tendo sempre como prioridade os estudantes, a Faetec se preocupa com a formação deles do início ao fim, ensinando até em como abrirem seus próprios negócios quando o curso acabar”, afirma o secretário Dr. Serginho.
Poderão participar do processo seletivo servidores efetivos da Rede, além de profissionais que não possuem vínculo com a Faetec e possuem a qualificação mínima exigida, na data da convocação. Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade de realização do(s) curso(s). A bolsa do programa novos caminhos será concedida por tempo determinado de acordo com a necessidade de realização do(s) curso(s).
A remuneração das Bolsas se dará da seguinte forma: Supervisor (16 horas), 30 reais por hora; Administrativo (16 horas), 18 reais por hora; e Instrutor (16 horas), 30 reais por hora. A Bolsa mensal a ser paga corresponderá ao cumprimento das atividades mensais previstas e efetivamente cumpridas.