Grito de Carnaval no Plenário da Câmara de Vereadores

0

RESENDE

O Programa Câmara Cultural promovido pelo Legislativo realiza nesta quarta-feira, o encontro de marchinhas de carnaval será em homenagem a Chiquinha Gonzaga. O evento acontece às 19 horas, no Plenário Jorge Miguel Jayme, na Sede da Câmara de Vereadores, na Rua Padre Couto, 10, no Centro Histórico da cidade.

Promovido em parceria com o Rancho Carnavalesco Chuveiro de Prata o encontro contará com a apresentação de vídeos, machinhas e bate-papo sobre a maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga e contar um pouco da história do carnaval. “Será um momento de descontração para que as pessoas curtam os carnavais de outrora e ainda saibam um pouco mais da maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga que foi amiga do poeta Luiz Pistarini”, explicou o fundador e presidente do Chuveiro de Prata, o historiador Claudionor Rosa. Ele lembra ainda que Chiquinha Gonzaga foi madrinha simbólica do Rancho Carnavalesco . “Quando fui pesquisar sobre os Ranchos Carnavalescos para a fundação do Chuveiro de Prata descobri várias marchinhas da Chiquinha Gonzaga que eram cantadas nos ranchos. Além disso, a minha referência do rancho carnavalesco é o ferroviários Alaor da Silva, que ainda está vivo e sempre me passa informações sobre esta manifestação cultural que existiu em Resende na década de 1930.Segundo meu amigo Alaor o desfile era muito bonito. Seu mestre era o também ferroviário Florentino”, observa.

O programa Câmara Cultural, criado pela Câmara de Vereadores de Resende há cerca de 13 anos, vem promovendo atividades como a apresentação de filmes, debates com personalidades do setor, palestras e exposições.

Deixe um Comentário