RESENDE
A Secretaria de Saúde do município realiza neste sábado, dia 19, mais um Mutirão de Cirurgias Plásticas na Santa Casa, localizada no bairro Lavapés. A sequência de procedimentos feita através do Sistema Único de Saúde (SUS) já acontece com frequência na unidade hospitalar e vai beneficiar seis pessoas.
A iniciativa vai envolver cirurgiões mobilizados para resolver uma série de demandas em sequência. A previsão é de que sejam realizadas duas cirurgias de blefaroplastias, que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras; duas de redução de mamas e mais duas abdominoplastias, que visam eliminar o excesso de pele e de gordura do abdómen.
De acordo com Secretaria de Saúde, os mutirões de cirurgias plásticas têm como objetivo auxiliar na grande demanda de procedimentos existentes nessa especialidade através do SUS. O percurso até a execução das cirurgias envolve um acompanhamento médico cuidadoso e criterioso, além de se tratarem essencialmente, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, de cirurgias reparadoras.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz explicou que a organização dos procedimentos em forma de mutirão é um método muito adotado e utilizado para diversos outros tipos de demandas médicas, como consultas e exames. “As cirurgias plásticas, em si, são procedimentos complexos e não são realizadas facilmente em muitas localidades. Felizmente, depois de tanto cuidado, capricho e eficiência da gestão municipal, a Santa Casa de Misericórdia oferece todas as condições adequadas para a realização do mutirão. Sabemos que isso faz toda a diferença na vida de muitas pessoas e esperamos que esta seja só mais uma de tantas edições”, comentou Diogo.
MUDANÇAS NA SANTA CASA
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, lembrou que a Santa Casa passou por grandes mudanças nos últimos anos. “Uma transformação enorme começou a acontecer em 2017, no início da atual gestão. O cenário era desolador, com uma estrutura precária, dívidas e muitos outros problemas. Diante disso, a gestão promoveu reformas na estrutura física e melhorias desde a aquisição de equipamentos de alta tecnologia até a troca do enxoval. O corpo de profissionais passou por aperfeiçoamentos, criando uma nova metodologia de trabalho mais eficiente e dinâmica”, disse Tande, destacando que atualmente é possível realizar mutirões de procedimentos como raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação, ultrassonografia e as próprias cirurgias plásticas. “Para tanto, houve um trabalho muito árduo e comprometido com a população”, completa.