>
a voz da cidade 970 x 150 px

Filme ‘Dualidades Docentes’ retrata realidade dos professores de Resende

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

Ensino, amor, dedicação, violência verbal, falta de respeito, são alguns dos sentimentos que o público poderá conferir em uma hora de documentário ‘Dualidades Docentes’, um filme sobre amor, saúde, educação e resiliência. O longa tem como objetivo provocar reflexões acerca da rotina dos professores e provocar mudanças comportamentais.

A obra será lançada no próximo dia 19, no Cine Show Resende, às 11 horas. A idealização é da fotógrafa resendense Bia Peace, com produção audiovisual de Edgar Freitas, é uma realização em parceria com Prefeitura de Resende, através da Casa de cultura Macedo Miranda, por meio da Lei Aldir Blanc. O filme também pode ser visto em https://youtu.be/NzfQlF5UBqk.

O projeto nasceu quando Bia cursava o 5º período de psicologia e precisava estagiar. Como, estava em meio à pandemia ela desenvolveu o projeto de forma remota, escolhendo escrever uma revista abordando a saúde mental dos professores. “Para não ficar restrito ao ambiente acadêmico, e contribuir com a comunidade, eu e Edgard começamos as gravações do documentário”, relembra.

No longa, o público poderá ver um pouco da rotina dos professores da rede pública e privada do município. De acordo com a idealizadora Bia Peace, o longa é para se ver com os olhos da alma. “Mostramos a rotina dura dos professores, o trabalho em sala de aula e principalmente depois que se sai dela. Além disso, retratamos como foi o período de pandemia, quando muitos não tinham condições básicas de trabalho, e mesmo assim deram de tudo para repassar o conteúdo para seus alunos”, avalia Bia.

‘Dualidades Docentes’ mostra também como está à saúde deste profissional. “Nos depoimentos elas falam que é inevitável levar trabalho para casa, e que a sobrecarga de jornada muitas das vezes deixam os professores doentes, com transtornos psicológicos, e o docente desmotivado pode até mesmo interferir no aprendizado deste aluno. O professor deveria ser mais respeitado, mais motivado, vejo que esses valores se perderam ao longo dos anos e é preciso resgatar esse amor por este profissional tão importante para nossa vida”, destaca Peace.


CIÊNCIA COMPROVA

No longa, Bia Peace convidou profissionais para avaliar os professores através de exames específicos e saber como o cérebro reage ao estímulos vindos do ambiente externo. “São profissionais especializados que falam sobre a relação professor/aluno/pais, além da saúde mental do professor. Até mesmo o fato deste professor ter ministrando aulas em frente às câmeras, se vendo mais, é fator prejudicial para sua autoestima”, analisa.

PARTICIPAÇÕES

Participam do longa os profissionais: Cleide Souza da Silva Oliveira, Maria Adélia da Silva, Quéteri Figueiredo Paiva, Flávia Pereira Moreira, Maria Cristina Alexandra Pereira da Costa, Dulciara Farias Pereira, Ana Paula Castilho de Assis, Eliane C. Dornelas Peixoto.

Já os profissionais convidados são: O psicólogo Luciano Bueno, o professor Igor Cardoso, a psicanalista Lavinia Brito, a professora Gláucia Henriques e a psicopedagoga Carla Afonso.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos