Municípios com chance de reconhecimento pela Unesco

0

PARATY

Recentemente, em notícia publicada no portal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que diz que Paraty e a Ilha Grande, em Angra dos Reis, teve um parecer favorável ao reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como sítio misto de excepcional valor universal.
A decisão final será apreciada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, de 30 de junho a 10 de julho, no Azerbaijão. Os sítios do Patrimônio Mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.

De acordo com o diretor de Cooperação e Fomento do Iphan o que faz de Paraty e Ilha Grande tão singular é que será o primeiro sítio misto da América Latina onde encontramos uma cultura viva. “Todos os demais sítios mistos da região, como Machu Picchu, no Peru, são sítios arqueológicos em uma paisagem natural excepcional”, comemora Marcelo Brito.

O sítio tem uma área total de 204 mil hectares,com o Centro Histórico cercado por 4 áreas de preservação ambiental: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Nesta área, encontra-se um sistema cultural baseado nas comunidades tradicionais onde há uma estreita relação entre cultura e biodiversidade.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !