PORTO REAL
A prefeitura vai implantar, neste ano, a Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil (ADEI) para as turmas do Pré-escolar I e II. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, é a busca de evidências na aprendizagem dos alunos da educação infantil, possibilitando o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento das crianças do Pré-escolar I e II.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo realizou, na semana passada, uma reunião com o trio gestor da Educação Infantil/Pré-escolar. A reunião visando apresentar a nova proposta de acompanhamento da aprendizagem dos alunos aconteceu no auditório do Horto Municipal, no Centro da cidade.
A Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil, será implantada neste ano e tem por objetivo principal a busca de evidências na aprendizagem dos alunos da educação infantil, possibilitando o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento das crianças do Pré-escolar I e II.
A secretária Municipal de Educação, Maria Madalena Ferreira, ainda explica que a Avaliação da Educação Infantil também servirá como um importante instrumento para orientar o planejamento das ações no âmbito das unidades. “A ADEI também compete à própria Secretaria Municipal de Educação, uma vez que permitirá que sejam feitas intervenções junto às equipes gestoras para melhorias na qualidade do ensino, visando atenuar as defasagens de aprendizagem oriundas do período de afastamento das aulas presenciais”, destaca a secretária.
Para a subsecretária de Educação, Giovana de Oliveira Silva, explica que a ADEI consiste num caderno de aplicação de atividades. “Esse material foi elaborado pela coordenação pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e será aplicado pelos próprios professores em datas previamente estabelecidas no calendário escolar. Após a aplicação, os resultados são encaminhados pela direção da escola para a Secretaria, que fará a compilação e estudo dos dados obtidos e, posteriormente, apresentará a devolutiva ao trio gestor”, informa Giovanna.
O prefeito Alexandre Serfiotis, analisa a Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil como uma inovação e um importante passo dado para melhores resultados na aprendizagem. “As avaliações já acontecem desde o ano passado para o Ensino Fundamental I e II e, neste ano, será estendida para a Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Através da Avaliação Diagnóstica é possível obter parâmetros do nível de aprendizagem dos alunos, orientando as práticas a nível de gestão tanto da Secretaria de Educação quanto das unidades de ensino”, avalia Serfiotis.