RESENDE
Um projeto que reúne o melhor do esporte nacional, experiências interativas em diversas modalidades, incentivo à iniciação na prática desportiva e, ainda, formação de monitores para a recepção em eventos culturais tem rodado o Estado do Rio e, no próximo dia 10, chega a Resende. Estamos falando da carreta do eMuseu do Esporte que abriga em seu interior 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar em esportes como o surf, skate, tênis, natação, ciclismo, entre outros. O eMuseu, que contará com o apoio da prefeitura, ficará em Resende até o dia 16 de fevereiro, com visitação diária das 10 às 17 horas e com a entrada gratuita.
Por onde passa, a carreta do eMuseu do Esporte atrai milhares de visitantes, até o momento já soma 36.537 atendimentos e deixa como legado a formação de monitores locais capacitados para atuarem em eventos sócio culturais, além do incentivo à prática de esportes ao público infantojuvenil, já que grande parte dos visitantes é dessa faixa etária. Em Resende a expectativa é de mais de 10 mil atendimentos. Além das atrações em seu interior, na parte externa são oferecidas atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.
As atrações são muitas para recordar conquistas históricas do esporte brasileiro, com direito a um holograma de Magic Paula, uma das maiores atletas do basquete mundial, pronta para interagir com o público.
O projeto do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.
O projeto conta, ainda com parceiros como as prefeituras dos municípios que recebem a carreta; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.
O prefeito de Resende Diogo Balieiro Diniz, comemora a passagem da carreta pela cidade. “Com a carreta do Museu e do Esporte, os munícipes terão a oportunidade de conhecer a história de diferentes modalidades esportivas e também sobre importantes ícones do esporte. A iniciativa também é um importante incentivo para nossa população, principalmente as crianças, a conhecerem novas modalidades, incluindo olímpicas. Além de ampliar ainda mais a cultura do esporte em Resende. Aproveito para agradecer as parcerias com os realizadores e coordenadores do e-Museu do Esporte, que nos escolheram como parte deste importante projeto”, disse o prefeito.
De acordo com a coordenadora do projeto o objetivo do projeto é contar e mostrar a história do esporte. “Nós queremos contar ao maior número de pessoas a história do esporte nacional, reavivando a memória de quem testemunhou muito desses fatos e fomentando a cultura desportiva nas novas gerações. O Brasil tem conquistas importantíssimas que não podem ficar esquecidas. Além disso, incentivando a prática de diversas modalidades estamos despertando o interesse e o desejo da inserção do esporte no dia a dia das crianças e jovens. Quem sabe não estamos ajudando na formação de novos ídolos nacionais como os que estão retratados na carreta do eMuseu”, afirmou Bianca Gama.
Mas não são só os atletas amadores que se encantam com a possibilidade de se aventurar em manobras radicais, mesmo que virtualmente. Atletas profissionais se arriscam também e exaltam a importância da itinerância da carreta do eMuseu por várias cidades do estado. “Na carreta, não só eu, mas muitos futuros atletas têm a chance de surfar na onda perfeita. Isso é um incentivo dos mais importantes para a prática do esporte. É muito irado”, afirmou o campeão de surf Sany Pires, ao fim de sua visita.
Outros municípios contemplados
– Teresópolis – 06/03 a 14/03;
– São Pedro d`Aldeia – 17/03 a 23/03;
– Rio de Janeiro – 25/03 a 29/03