Prefeituras de Resende, Porto Real e Quatis trabalham na limpeza dos municípios após temporal

Por Cyntia Freitas

AGULHAS NEGRAS

As equipes das Prefeituras de Resende, Porto Real e Quatis trabalharam nesta sexta-feira, dia 7, na limpeza dos locais afetados com o temporal que caiu nestas cidades na quinta-feira, dia 6. Ruas ficaram alagadas, a água invadiu algumas residências e também foi registrada queda de Barreiras na RJ-161 que liga Resende a Visconde de Mauá e até uma tromba d’água em Vargem Grande, na zona rural.

A Defesa Civil de Resende continua monitorando dos pontos afetados pelas chuvas que causou deslizamento de terra na RJ-161, conhecida como Serra do Eme, no trecho que liga Resende a Vargem Grande. Também ocorreu uma tromba d’água nesta localidade, provocando o transbordamento do Rio Pedra Preta. O Rio Pirapetinga também transbordou e alagou as ruas do povoado São Januário. Nenhuma casa foi atingida.

Chuva causou deslizamento de terra na RJ-161, que liga Resende a Vargem Grande-Divulgação Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, os deslizamentos de terra não chegaram a interditar a estrada. Equipes do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e da prefeitura realizaram a limpeza da estrada. Já na localidade de Bagagem houve a interdição da estrada. “A administração local da Prefeitura de Resende atuou imediatamente após a queda de barreira e liberou a estrada durante a madrugada”, informou o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva. Ele ainda contou que ocorreu uma tromba d’água em Vargem Grande. “A água do Rio Pedra Preta passou por cima de uma ponte. O Rio Pirapetinga transbordou devido a cheia do Rio da Pedra Preta, alagando as ruas do povoado São Januário, na região da Fazenda da Barra. Apesar do alagamento das ruas, nenhuma residência foi atingida e não há desabrigados e nem desalojados”, explicou o diretor.

PORTO REAL REGISTROU 91MM DE CHUVAS

A forte chuva causou alagamentos em diversas ruas de Porto Real. As secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e a de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, informaram que foram registrados 91mm de água na área Central da cidade e 40mm no bairro Parque Mariana. O temporal alagou parte da Avenida Dom Pedro II, no Centro da Cidade, A Avenida A, no bairro Freitas Soares e a Avenida Renato Monteiro, no bairro Novo Horizonte, nas proximidades do Hospital Municipal São Francisco de Assis.

O prefeito Alexandre Serfiotis acompanhou os trabalhos das equipes em Porto Real-Divulgação PMPR

Desde às 17 horas de quinta-feira, diversas Secretarias se uniram para auxiliar os moradores que se encontram em situações vulneráveis. Uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos junto com o setor de Defesa Civil, estiveram com um caminhão pipa utilizado para drenar a água que alagou algumas ruas. Além disso, foi realizado o desentupimento da rede de escoamento de águas pluviais, visando diminuir os diversos pontos de alagamentos pela cidade. Já as equipes da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humano e Habitação realizaram a distribuição de um kit de limpeza, e os assistentes sociais, iniciaram nesta sexta, 7, o processo de levantamento das casas atingidas, visando ter uma relação dos danos causados às famílias.
De acordo com o prefeito Alexandre Serfiotis, todos os serviços serão mantidos até que a situação seja controlada por completo. “Todas as Secretarias e Setores atuaram de forma rápida e pontual. Estamos aqui para ajudar, pois enquanto houver famílias necessitando as equipes estarão em atividades nas ruas”, disse Serfiotis.

PREFEITURA ACOMPANHA PONTOS AFETADOS EM QUATIS

Várias ruas de Quatis também ficaram alagadas com o temporal desta quinta-feira, dia 6-Redes Sociais

A Defesa Civil de Quatis registrou 78,2 milímetros de chuva. Na manhã desta sexta-feira, dia 7, equipes da prefeitura realizaram limpeza e retirada de entulho em alguns bairros que sofreram alagamentos. O prefeito, Aluísio d’Elias, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Paulo Vitor da Silva, acompanharam todo o processo e ouviram relatos de moradores, com o intuito de oferecer suporte e planejar reparo de bueiros e manilhas nos pontos prejudicados. “Nossas equipes estão trabalhando para amenizar os estragos e também minimizar os riscos futuros. Estamos trabalhando para diminuir os impactos causados pelas chuvas de verão”, disse d’Elias.

Prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias e o vice-prefeito, Vitinho percorreram a cidade para oferecer suporte aos moradores-Divulgação PMQ

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Urbana, o ribeirão dos Quatis transbordou por um curto espaço de tempo na Rua Faustino Pinheiro, no Centro da cidade, próximo a Biquinha, causando alagamento de algumas ruas. A água chegou a invadir algumas residências nos bairros Nossa Senhora do Rosário, na Rua Nadir Laranjeiras, e na Rua do Valão, que corta os bairros Santo Antônio e São Benedito, além alagamentos de casas nos bairros Lavapés, Santa Bárbara e no Centro. Apesar dos transtornos não há nenhuma família desalojada.

Durante todo o dia, a Defesa Civil está trabalhando para a desobstrução de ruas e casas, bem como está avaliando algumas residências que podem ter a interdição total e parcial.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos