>
728x90 vacina (1)

Prefeituras da região dizem estar atentas a nova variante ômicron

Por Carol Macedo
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Após confirmação de Volta Redonda e Angra dos Reis sobre casos compatíveis com a variante ômicron no município, outros municípios se pronunciaram a respeito da vigilância com a doença. Ao todo foram sete casos detectados na região, sendo três na cidade do Aço e quatro na Costa Verde. O A VOZ DA CIDADE questionou Barra Mansa, Porto Real, Itatiaia, Rio Claro, Resende e Quatis sobre suspeitas da nova mutação da Covid no município e quais medidas são tomadas para detectá-la o mais rápido possível quando a mesma surgir.

Apenas Resende e Quatis não deram retorno até a divulgação desta notícia. Já os outros municípios, informaram que ainda não há nenhuma suspeita da ômicron, destacando ainda estarem de prontidão.

Em Barra Mansa, por exemplo, a Secretaria de Saúde, informou que as orientações para evitar a contaminação pela variante ômicron são basicamente as mesmas estabelecidas desde o início da pandemia da Covid-19, ou seja, o uso de máscaras faciais e a constante higienização de mãos. A medida, ainda segundo a Secretaria, vale não somente para conter as variantes do Coronavírus, mas também a Influenza, vírus que vem predominando no Estado do Rio.

A Prefeitura de Porto Real também ressaltou que mantém o protocolo para, em casos de sintomas Gripais, o paciente procurar a Tenda Covid/Sintomas Gripais e, após passar por avaliação médica, ser realizado o teste rápido e concomitante RT-PCR. Eles informaram ainda que todos os profissionais da saúde foram orientados para as novas variantes.


O mesmo foi confirmado por Rio Claro, que declarou que toda sua equipe está devidamente treinada e passa por educação continuada de forma periódica. A prefeitura ainda informou que em 30 dias foram coletadas aproximadamente 120 amostras de suspeitas de Covid-19 para o Lacen.

Já Itatiaia, que também afirmou não ter notificações para suspeitas da ômicron, ressaltou que a pandemia ainda não acabou, independentemente do avançar da vacinação e que é necessário manter as medidas de prevenção, como, por exemplo, evitar contato próximo com infectado, lavar as mãos, e evitar aglomerações sem o uso de máscaras.

Casos suspeitos da ômicron no estado

No último dia 25, o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que está investigando 43 casos suspeitos da variante ômicron, em oito municípios. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), as amostras foram coletadas entre os dias 1º e 20 deste mês. Além de Volta Redonda e Angra dos Reis, os municípios que possuem casos suspeitos são: Cabo Frio, Macaé, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo e Saquarema.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos