RESENDE
Uma nova data no calendário oficial da Prefeitura promete valorizar a comunidade cigana no município. O projeto de Lei nº 3702/2021, de autoria do vereador Roque Cerqueira (PL), institui 8 de abril como o Dia Municipal da Comunidade Cigana, além de propor ao Executivo que promova seminários, palestras e outros eventos com a finalidade de difundir a história, a cultura e os valores desse povo.
O vereador Roque falou sobre a importância da criação da data para a comunidade cigana e a sociedade. “A ideia é homenagear e integrar os ciganos, discutindo políticas públicas voltadas para eles e informando a sociedade a seu respeito”, destaca o parlamentar.
A comunidade cigana é originária do norte da Índia e passou por um processo de diáspora, espalhando-se por todos os continentes. Esse povo chegou ao Brasil trazido pelos portugueses, que viam nos seus territórios ultramarinos uma oportunidade de se livrar dessa parte da população, considerada “indesejada”.
De acordo com o IBGE, no Brasil de hoje, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos. Ainda no levantamento realizado pelo instituto, 849 cidades brasileiras possuem acampamentos ciganos, sendo que a maioria deles (372) está no Nordeste. No Sudeste, Minas Gerais é o estado com maior número de acampamentos: são 175 divididos por 127 cidades mineiras.
REPAROS EM VAZAMENTO DE ESGOTO
O vereador Roque Cerqueira teve aprovada indicação, pedindo ao Poder Executivo estudo de viabilidade para melhorias e reparos no vazamento constante de esgoto na Rua das Palmeiras, bloco 33, Cidade Alegria. “Esta é uma reivindicação dos moradores da Cidade Alegria, que estão sofrendo com o mau cheiro exalado pelo vazamento de esgoto”, justificou o parlamentar.