Pela primeira vez em 210 anos, cadetes mulheres receberão a Espada Oficial na Aman

Por Carol Macedo

RESENDE

No próximo sábado, dia 27, um total de 391 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na Turma Dona Rosa da Fonseca, do 4º ano, irão receber a Espada de Oficial. A tradicional solenidade do Aspirantado, é realizada no Pátio Tenente Moura (PTM), em Resende.  Dos 391 cadetes, 368 são do segmento masculino e 23 do feminino. Será a primeira vez, em 210 anos, que serão formadas também as Aspirantes a Oficial. Por conta das diretrizes impostas em razão da pandemia da COVID-19, o evento contará, mais uma vez, com a presença restrita de convidados.

Dentre os cadetes, são 135 de Infantaria; 60 de Cavalaria; 53 de Artilharia; 40 de Engenharia; 31 de Intendência; 28 de Comunicações; 14 de Material Bélico. Dentre as cadetes,  13 são da Intendência e 10 do Material Bélico. Eles são oriundos  das quatro regiões do Brasil: Sudeste (221); Sul    (85); Nordeste (35); Centro-Oeste (21); Norte (22). Destes, sete são  pertencentes às Nações Amigas, sendo: 1 da Guiana, 1 do Paraguai ; 2 do Senegal, 1 do Timor Leste ; 2 do Vietnã. Eles estão nos cursos de Infantaria (1), Cavalaria (1), Artilharia (1), 1 Engenharia (1), 1 Intendência (1) e Comunicações (2).

Realizada desde 1945 na Aman, a cerimônia acontece da seguinte maneira: no primeiro momento, os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim, que receberam quando cadetes do 1º ano, em 2018. Num segundo momento, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega da espada de oficial, símbolo dos princípios e valores, como responsabilidade, competência, o respeito e amor à Pátria.  Será quando o cadete 1⁰ colocado geral da Turma receberá a espada das mãos da mais alta autoridade do evento. Neste caso, o cadete de Cavalaria João Pedro Castro Brum Silva Gomes.

Para ser aspirantado, os cadetes do 4º ano passaram por diversas etapas. A primeira delas foi o período de nivelamento e a última, os Estágios e Cursos de extrema importância para a formação integral do futuro oficial. Para o dia do evento, os cadetes passam por uma semana intensa de treinamento no PTM, com a marcialidade nos movimentos, que exige treino árduo.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos