PINHEIRAL
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SMADR) deu início a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. Esta etapa segue até o dia 30 de novembro.
A vacinação é gratuita e abrange bovinos e bubalinos com idades de 0 a 24 meses, em procedimento realizado por técnicos da SMADR que percorrem as propriedades do município e promovem a imunização dos rebanhos.
Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos devem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural através do número (24) 99987-8927. Já os produtores que promoverem a vacinação por conta própria devem entregar a sua declaração com nota fiscal na SMADR, localizada na Rodovia Benjamin Constant, 4703, Km 05, ou no Núcleo de Defesa em Agropecuária de Piraí.
Patrícia de Queiroz Ribeiro Mattos, médica veterinária da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural falou sobre a importância da imunização dos rebanhos.
“Nesta campanha faremos a doação das vacinas contra aftosa e também disponibilizaremos gratuitamente a vacina antirrábica para bovinos aos produtores rurais do município. Eles estão sendo orientados quanto ao correto acondicionamento das vacinas e a forma de aplicação, mas a maioria já possui esse entendimento. O importante é seguir as instruções e marcar para receber as vacinas apenas no dia de utilizá-las. Neste momento precisamos do empenho dos produtores para manter o rebanho vacinado visto que o MAPA possui um plano estratégico que pretende reconhecer o Brasil como livre da aftosa sem vacinação.”
Para doação de vacina ou maiores informações, entre em contato através do telefone 99987-8927.