Cidade do Aço terá cadastramento por biometria a partir de fevereiro

0

VOLTA REDONDA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos esteve na cidade do Aço na última quinta-feira, onde se reuniu com juízes e chefes de cartório de 12 zonas eleitorais da região. Ele conheceu melhor as peculiaridades de cada local e ofereceu apoio para organização e a segurança das eleições deste ano nos municípios. Nesse encontro ficou definido que o TRE vai realizar uma ofensiva em Volta Redonda para cadastramento com identificação por impressões digitais, a biometria.  Segundo o juiz da 90ª Zona Eleitoral (ZE), Flávio Pimentel, a decisão foi tomada pelo desembargador. A intenção é que a campanha comece em fevereiro e termine em maio.

Flávio Pimentel contou que a Justiça Eleitoral buscou parceria na Associação Comercial e Agropastoril (Aciap) e prefeitura para atingir êxito na campanha de cadastramento. E as conversas, com o presidente da entidade empresaria, Joselito Magalhães, e o prefeito Samuca Silva (Podemos) estão em estágio avançado.

A meta do juiz é que um local de fácil acesso ao eleitor seja encontrado. “A Aciap já se mostrou interessada em participar, cedendo espaço em sua sede, no Aterrado, onde será instalado um link. A prefeitura deverá disponibilizar o pessoal para ajudar no atendimento aos eleitores”, disse o responsável pela 90ª Zona Eleitoral.

Segundo informação da Justiça Eleitoral, a biometria alcançará neste ano mais da metade do eleitorado. A meta é chegar aos 9,8 milhões de eleitores, levando o total dos cadastros atuais 72,6 milhões eleitores (49,6%) para 82,5 milhões (56,5% dos 146,5 milhões de brasileiros aptos a votar).

A biometria já é realizada para quem procura a Justiça Eleitoral para o primeiro título. A meta é atingir a totalidade dos eleitores em 2022. O registro biométrico começou a ser realizado em 2008. A intenção é dar mais segurança para o reconhecimento de cada eleitor no momento do voto, não se baseando apenas em documentos, como identidade e título de eleitor. A justiça já constatou eleitores portando mais de um título ou utilizando documentos de pessoas já falecidas para cometer fraudes.

Em alguns municípios, estipulados pela Justiça Eleitoral, o cadastramento biométrico foi obrigatório. Foram 1.207 municípios. Quem não compareceu terá o título eleitoral cancelado e precisará fazer novo documento.

REUNIÃO COM JUÍZES ELEITORAIS

Além dessa decisão da campanha de biometria para Volta Redonda, o presidente do TRE, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, se reuniu com a juíza da 30ª ZE (Piraí), Anna Luiza Soares, o juiz da 31ª ZE (Resende), Marvin Moreira, a juíza da 41ª ZE (Vassouras), Flávia Beatriz de Oliveira, a juíza da 93ª ZE (Barra do Piraí), Danielle Rapoport, o juiz da 94ª ZE (Barra Mansa), Antônio Augusto Diniz,  o juiz da 108ª (Rio Claro), Thiago Oliveira, o juiz da 183ª (Porto Real-Quatis), Francisco Ferraro Junior, e o juiz da 198ª ZE (Resende – Itatiaia), Guilherme Freire, além de chefes de cartórios.

Também participaram da reunião o vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral, desembargador Carlos Santos de Oliveira, os juízes auxiliares Mauro Nicolau e Rudi Lowenkron, e o subcomandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, major Rodrigo Tjäder, além de assessores da Presidência.

O encontro aconteceu no Fórum de Volta Redonda. Após, os presentes visitaram a Central de Atendimento ao Eleitor, que abriga as zonas eleitoras 90ª e 131ª. Além de conhecerem as instalações do local, onde também funciona um polo de armazenamento de urnas eletrônicas, eles puderam acompanhar o atendimento aos eleitores para o cadastramento biométrico.

No último dia 11, o presidente já havia visitado Campos dos Goytacazes, na primeira de uma série de reuniões que fará a municípios do interior fluminense.

 

Deixe um Comentário