>
728x90 vacina (1)

MDT pede apoio para retomar com o trem de passageiros na região e apresenta Projeto Barrinha

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINENSE

Um dos representantes do Movimento em Defesa dos Trens (MDT), Francisco Coelho, coordenador do grupo de Paulo de Frontin, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre a busca de apoio para conseguir realizar o tão esperado sonho: a volta do trem de passageiros para o sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com ele, o projeto Barrinha visa, inicialmente, um trem regional entre Japeri e Barra Mansa, fazendo um total de 92.285 quilômetros, passando por Paracambi, Paulo de Frontin, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral e Volta Redonda.

O movimento social foi criado em 1990 para defender o transporte ferroviário de passageiros, sendo metropolitano ou regional. O maior projeto do MDT é o projeto Barrinha. Para isso, foi criado a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos parâmetros da Lei 9.790 de Março de 1999, chamada de ‘Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros’.  Contudo, segundo explicou Francisco, o problema é que esse trem teria que dividir a malha férrea com a MRS Logística, que não aceita o projeto e não cumpre o contrato. Além disso, de acordo com o coordenador, não há uma fiscalização da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que a Lei seja atendida.

Em julho, no dia 25, foi realizada uma manifestação para chamar atenção da população a respeito do projeto em Barra do Piraí. Na ocasião, foram levados cartazes para chamar a atenção do público a respeito do transporte, que pode possibilitar uma alternativa para quem anda de ônibus e carro, diminuindo também o tráfego. Francisco lembrou ainda, que isso ajuda também a diminuir a emissão de gases dos veículos, como, por exemplo, o monóxido de carbono. “A intenção é organizamos mais manifestos como este na região”, disse.

Falta de apoio


Ainda de acordo com Francisco Coelho, o movimento não tem nenhum apoio político e luta com forças próprias para conseguir esse víeis para a população. “Nós estamos falando de vários municípios que seriam atendidos por esse transporte, são mais de 200 mil pessoas. Além de ser barato, a viajem é melhor e é mais ecológica, evita tanta a circulação de veículos, e daí a importância de lutarmos por isso”, afirmou.

A viabilização pode se dar, através de uma parceria entre o Governo Federal, a MRS Logística e a Transferro, de acordo com Contrato de Concessão na sua clausula nona e com base na Lei 8.313 de incentivos culturais, firmada por meio de convênio entre as três partes com definição das obrigações de cada parte envolvida.

“O contrato diz que a MRS Logística tem que ceder duas janelas de transporte de passageiros, ou seja, dois horários de ida e volta, saindo de Japeri, depois voltando de Barra Mansa”, disse destacando que a luta é para que as autoridades pressionem para que a empresa obedeça ao contrato.

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a MRS Logística questionando o motivo do contrato não ser atendido. Através de nota a empresa informou que realiza apenas o transporte de cargas. “A MRS é uma concessionária federal que realiza o transporte de cargas pela ferrovia nos estados de MG, RJ e SP. Não transportamos passageiros. A empresa tem o compromisso, conforme determinado em seu contrato de concessão, de avaliar e oferecer seu parecer técnico a respeito de iniciativas que tenham como objetivo a implantação de trens de passageiros na nossa malha. Todos os aspectos de um projeto como este são avaliados como: disponibilidade da via, segurança da operação, riscos para a atividade fim da concessionária e demanda potencial, entre outros aspectos que podem definir a viabilidade ou não dos mesmos. A decisão final a respeito da implantação desses projetos, no entanto, cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no que tange à outorga desse serviço ao terceiro interessado”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos