ITATIAIA
O diretório municipal do PSB vai realizar no próximo domingo, dia 1º, a convenção para a confirmação oficial de Rafael Borher como candidato do partido à eleição suplementar que apontará o próximo prefeito da cidade. A convecção acontece às 15 horas, na sede do partido, localizada à Rua Pereira Barreto, 81, no bairro Jardim Paineiras. Na ocasião, também haverá a definição do nome do candidato a vice-prefeito na chapa.
Com relação à possíveis alianças visando o pleito, Rafael informou que conversas estão sendo feitas com outros partidos do campo progressista, como Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Sociedade (PSOL), mas que ainda não nada de concreto.
No último domingo, dia 25, durante encontro com correligionários, na sede do partido, um dos temas debatidos foi Educação. “O Brasil vai ser um país melhor quando o filho do rico e o filho do pobre estudarem na mesma escola”. A frase, que tem como autor o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, norteia os mesmos ideais preconizados por Rafael de Borher. Mas, para ele, tal situação só será equacionada no país no momento em que a escola pública promover uma educação com a mesma qualidade encontrada na rede particular de ensino. “Em Itatiaia, embora a área educacional tenha recebido um bom tratamento, é preciso avançar, obter investimentos, modernização e tecnologia, para que as crianças e adolescentes tenham mais interesse em aprender”, salientou Boher, cujas filhas menores, de três, cinco e sete anos, estudam na rede municipal.
Outra proposta de Rafael para o setor é fazer com que a secretaria de Educação centralize as ações do governo. “A ideia é fazer com que as demais secretarias, como Saúde, Ação Social e de Obras trabalhem lincadas à Educação, em parceria, pois ela é que nos impulsiona. É a base de tudo para o verdadeiro desenvolvimento” diz o pré-candidato.
Durante o encontro, Rafael disse também que pretende investir num projeto que proporcione às pessoas maiores possibilidades de entrar para uma universidade pública. Ele entende que esta é uma grande necessidade sentida pelos itatiaienses. “A gente tem que suprir esta lacuna com emergência, pois existe um grande abismo encarado por estudantes secundaristas, entre o fim do Ensino Médio e o início numa faculdade. Senti isto na pele há alguns anos e sei o quanto é duro chegar ao fim de um ciclo, sem perspectivas para continuar seguindo em busca dos ideais”, lembrou o pré-candidato, destacando que pretende criar o Vestibular Social no município. “Por isso vamos lançar um programa chamado Vestibular Social. Será um serviço que prestaremos à população, buscando beneficiar a todos que pretendem ingressar numa faculdade, mas que não têm recursos para fazer cursinhos preparatórios”, explicou.