VOLTA REDONDA
Maria Gomes Exposito, de 83 anos, sofreu de catarata nos dois olhos por cerca de cinco anos. A redução da visão chegou a 50% e atividades simples do dia a dia ficaram comprometidas. “Ela só via vultos, tropeçava e estava com insegurança. Não via nem mesmo o meu rosto. Decidimos fazer um plano de saúde para operá-la e a Unimed tem qualidade, é o melhor plano para o idoso que precisa de carinho e atenção”, lembrou Vanessa Exposito, filha de Maria.
A realidade da idosa não é isolada, a catarata corresponde a 51% dos casos de cegueira no mundo. Mas essa semana Maria ganhou uma nova perspectiva. Ela foi operada no Hospital Unimed Volta Redonda e se tornou o primeiro caso do recém-inaugurado Centro Cirúrgico Oftalmológico. Em cerca de 15 minutos de operação a paciente viu sua vida transformada.
“Vou poder sair e arrumar uma cozinha. Eu quero passar alguns dias em Paraty”, animou-se a idosa logo depois da cirurgia. A catarata é uma das doenças mais comuns entre a terceira idade. Se trata de uma opacidade ocular que provoca perda da visão de forma gradual. A cirurgia foi liderada pela equipe do oftalmologista Dr. Márcio Salgueiro e com suporte de anestesia do Dr. Jayber Godoy.
“A cirurgia realizada foi a facoemulsificação, uma técnica moderna, mais usada no mundo, onde substituímos o cristalino opacificado, que é a catarata, por uma lente artificial, por meio de uma microincisão de aproximadamente 2,0 milímetros, por isso raramente necessita de sutura. A recuperação visual é imediata, porém os cuidados no pós-operatório são fundamentais para o sucesso da cirurgia, por isso recomendamos evitar esforço físico por 30 dias, tempo em que a cicatrização se completa”, contou o oftalmologista que há quase três anos cuida da paciente.
Com um investimento de R$ 2 milhões, o Centro Cirúrgico Oftalmológico do Hospital Unimed Volta Redonda tem capacidade para procedimentos dos mais simples até os de alta complexidade. A estrutura possui 8 leitos e 1 sala cirúrgica dedicada à oftalmologia, recepção própria e farmácia satélite e um dos diferenciais é permitir a presença do acompanhante no leito antes e após o procedimento. “Inauguramos um Centro Cirúrgico Oftalmológico moderno, com equipamentos de ponta, segurança para os nossos pacientes, além de oferecer o melhor corpo clínico da região. Nosso Hospital é referência no estado com investimentos contínuos para proporcionar atendimento de qualidade, e não poupamos esforços para trazer aos nossos clientes o que há de mais atual no mercado de saúde. Até o final do ano nosso Centro Cirúrgico Oftalmológico será ampliado e faremos também as cirurgias refrativas”, contou o Dr. Vitório Moscon Puntel, vice-presidente da Unimed Volta Redonda.