Demanda sobre suspensão de tratamentos no Inca chega ao deputado Marcelo Cabeleireiro

Por Carol Macedo

SUL FLUMINENSE/ESTADO

O deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC) recebeu hoje em seu gabinete em Barra Mansa a visita do vereador Paulo da Gráfica para uma reunião sobre o cancelamento de matrículas no Instituto Nacional de Câncer (Inca), suspendendo o tratamento de muitas crianças. Representando um grupo de mães, Adriana Cristina Oliveira Fontes também participou da reunião.

Adriana é mãe do Luiz Guilherme Oliveira Fontes Vale, 12 anos. Eles moram em Pouso Seco, em Rio Claro. Luiz faz tratamento desde 2012 no Inca e foi um dos pacientes que teve sua matrícula cancelada sem aviso prévio, sob alegação de que o hospital precisa abrir novas vagas. “Eles disseram que os pacientes que não fazem quimioterapia e radioterapia não precisam manter as consultas e que eles precisam abrir novas vagas para pessoas que estão iniciando o tratamento”, contou Adriana.

Segundo ela, a cada três meses Luiz Guilherme tinha consultas com neuropediatra e endocrinologista e a cada seis meses, com neurocirurgião. “Eles não fizeram contato para falar sobre o cancelamento. Quando liguei para marcar consulta, eles deram a notícia. Me reuni com outras mães e procuramos apoio da mídia para divulgar essa situação. Depois disso, eles retornaram com algumas matrículas, inclusive do Luiz Guilherme, mas já avisaram que não será permanente”, contou Adriana.

O deputado já buscou apoio da Comissão de Saúde da Alerj. “É válido também buscarmos ajuda de deputados federais”, ressaltou o parlamentar, completando que a ideia é que com o cancelamento das matrículas do Inca, o Estado possa assumir a responsabilidade de auxiliar no tratamento dos pacientes. Para isso, a pauta deve ser tratada no âmbito da Câmara dos Deputados. Marcelo também solicitará, na próxima semana, uma reunião com a direção do instituto.

‘NÃO AO CANCELAMENTO’

O grupo de mães se uniu para uma campanha que se inicia no próximo dia 27, intitulada “Não Ao Cancelamento”.  A ideia é mobilizar outras pessoas prejudicadas e chamar atenção das autoridades para o assunto. “Queremos que o desligamento seja comunicado com antecedência de pelo menos seis meses, conforme previsto pelo administrativo, e o encaminhamento para outro órgão”, acrescentou Adriana.

Marcelo Cabeleireiro se comprometeu a conseguir apoio de outros deputados para divulgação da campanha e pede para que as mães interessadas entrem em contato pelo whatsapp (21) 99900-0450.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos