>
a voz da cidade 970 x 150 px

Vacinação em massa: Quase três mil doses são aplicadas na Ilha Grande

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

ANGRA DOS REIS
Este sábado (10) foi um dia histórico para Angra dos Reis, principalmente para a Ilha Grande. Cenário que foi eleito patrimônio mundial pela Unesco em 2019, a ilha passou por uma vacinação em massa neste fim de semana. As aplicações começaram logo após as 9h e se estenderam até o fim da tarde. Moradores de todas as localidades foram contemplados com a imunização contra o coronavírus. Havia embarcações levando doses para aplicar nas comunidades não contempladas com pontos fixos de aplicação da vacina. A iniciativa de vacinação, maior já feita na Ilha Grande, foi uma ação conjunta entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Angra dos Reis.
Foram imunizados os moradores com 18 anos ou mais. Eles receberam doses da Janssen. Ao todo, 2.888 doses foram aplicadas, superando a estimativa de 2.500 doses. A população da Ilha Grande é estimada atualmente em aproximadamente 5.500 habitantes, mas o número de vacinas destinadas aos ilhéus foi estipulado levando em conta a parte da população local que já havia tomado alguma dose de vacina contra a covid-19. Também se levou em consideração a parcela da população menor de 18 anos, não incluida neste momento e que deve receber a imunização até o final do próximo mês, conforme expectativa anunciada pelo prefeito de Angra, Fernando Jordão, que participou da ação.


Foto: Wagner Gusmão PMAR

A vacinação contou ainda com a presença do governador do estado, Cláudio Castro, que esteve na Vila do Abraão, a mais visitada comunidade da ilha. Além do Abraão, também houve pontos de vacinação no Provetá, Araçatiba, Enseada das Estrelas e no ESF Marítima.
“A Ilha Grande é um destino turístico conhecido mundialmente, e a ideia é que este seja um case de prevenção, de vacinação, do Rio de Janeiro para o mundo. Estamos aqui, governo do estado e prefeitura, tendo a oportunidade de mostrar para o mundo inteiro que o Brasil e o Rio de Janeiro acreditam na vacinação. Só através da vacina vamos vencer essa pandemia”, disse o governador do Rio, destacando a ação como o símbolo de uma “retomada consciente do turismo.”
Para receber o imunizante, o morador teve que apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de moradia na Ilha Grande. Deputados estaduais e federais também estiveram presentes acompanhando a ação. O prefeito de Angra, assim como o governador, foi um dos que destacou a repercussão da iniciativa. “Ilha Grande é um patrimônio mundial eleito pela Unesco, e tudo que se faz aqui repercute mundialmente. Pessoas de fora do Brasil estão ligando para o governador e para mim, nos parabenizando. Vacinar aqui na ilha é importante para a economia, para os moradores, que recebem bem os turistas, e para os próprios turistas, para que eles frequentem a Ilha Grande com segurança”, ressaltou o prefeito, que explicou como surgiu a proposta de vacinação massiva no local: “Expliquei ao governo do estado a necessidade de uma vacinação em massa aqui. O governador foi muito sensível e solícito, e tudo foi muito bem planejado”, elogiou, agradecendo também a todos os profissionais envolvidos, principalmente os da área de Saúde.
A ação contou com o trabalho de funcionários de diversas secretarias do governo do estado e de todas as secretarias da Prefeitura de Angra. Só do município, foram mais de 70 profissionais envolvidos. As secretarias municipais de Governo e de Saúde coordenaram a ação por parte da prefeitura.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos