RESENDE
A Prefeitura de Resende promoveu mais uma etapa da Campanha de Exames Preventivos 2021 no dia 30 de junho, em 15 unidades de saúde, no horário estendido, das 17 às 21 horas. Foram realizadas 107 coletas para análise, além de 21 encaminhamentos para mamografia.
A campanha é em prol da saúde feminina, com foco na prevenção do câncer do colo do útero e de mama. O mutirão busca atender moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para fazer os exames periódicos durante o expediente dos postos.
Os exames devem ser agendados previamente, visando evitar aglomerações em razão da pandemia. Até agora, foram contabilizados 1.685 exames preventivos nos mutirões de horário estendido que fazem parte da campanha deste ano, além de 444 solicitações para mamografia.
A campanha é destinada para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que possuem vida sexual ativa. Segundo o secretário de Saúde, Tande Vieira, as mulheres devem continuar com os seus exames de rotina, como os ginecológicos, nesta pandemia da Covid-19. “Os exames femininos devem estar sempre em dia. O papanicolau, por exemplo, é um procedimento com base em uma análise citopatológica, que ajuda no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, entre outras doenças. O exame físico das mamas e as orientações do autoexame também estão inseridos no cronograma da campanha. Já a mamografia é indicada para mulheres a partir de 50 anos de idade. Se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. Vale lembrar que o câncer de mama está na lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras; sua descoberta precoce aumenta a chance de cura”, acrescenta.
As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.