BARRA MANSA
Aprovados no concurso público que fizeram provas entre final de 2020 e início deste ano (edital nº 01/2020 e edital nº 02/2020), procuraram o A VOZ DA CIDADE para terem a resposta de quando serão convocados. De acordo com eles, o edital informava que as vagas seriam para início imediato, mediante homologação. O que ainda não aconteceu. Procurada a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Administração, informou apenas que o prazo de validade do concurso é de dois anos e os aprovados serão chamados de acordo com a necessidade do município.
De acordo com o aprovado para o cargo de professor, anos iniciais, que preferiu não se identificar, existe outro problema: a convocação de profissionais de um processo seletivo, para os mesmos cargos do concurso público. “A prefeitura convocou 34 aprovados no processo seletivo de agente de endemias. O edital do processo seletivo foi divulgado no dia 13 de, contou com inscrições entre os dias 14 e 15 e previa que as provas fossem realizadas no dia 18 do mesmo mês, mas devido ao número de inscritos e pelo avanço da pandemia no município a prova foi aplicada no dia 16 de maio. O edital deixava claro que o processo seletivo seria considerado válido a partir do dia que o resultado final fosse publicado, que foi no dia 28 de maio. Nosso resultado final definitivo foi publicado no dia 5 de maio e o concurso foi homologado no dia 20 de 5, já constando no boletim oficial da prefeitura com essa data”, detalha.
De acordo com ele, se tratando de cargos semelhantes, que exercem igual função, os que deveriam ser convocados primeiramente são os aprovados do concurso público. “E assusta muito saber que existem outros editais que já foram finalizados, que contam com diversos cargos que foram ofertados no nosso concurso, e podem ser convocados antes dos aprovados no concurso. Levando em consideração que se não há cadastro de reserva as vagas são imediatas, destacando a fala do chefe do Executivo municipal de Barra Mansa em entrevista a uma emissora de TV, mencionando que após a homologação os aprovados seriam convocados. Nós pagamos a inscrição, nos preparamos para a prova, muitos viajaram de muito longe e merecemos respeito e transparência sobre o que a prefeitura está de fato planejando com os aprovados”, questiona, o candidato que é de Além Paraíba, Minas Gerais.
Já um candidato aprovado para o cargo de motorista, que também preferiu não se identificar, mais de 11 mil pessoas fizeram o concurso, destes, aproximadamente mil passaram e estão na mesma situação. “Não temos diálogo com a administração pública, estamos observando pessoas que fizeram processo seletivo serem convocadas e nós, nada. Já protocolamos pedido de reunião com os responsáveis e estamos aguardando a resposta. Pagamos pelo concurso, nos preparamos e somos tratados com indiferença. Recentemente fomos informados que temos até quatro anos para sermos convocados. Como, se não edital está escrito contratação imediata”, indaga o aprovado.
Quem compartilha da mesma opinião é a aprovada para o cargo de professor que também quis manter anonimato. “Estamos todos frustrados, aguardando a convocação. Só queremos ocupar o nosso lugar de direito. Recentemente, outra aprovada questionou o prefeito em suas redes sociais e teve como resposta que teríamos quatro anos para sermos convocados. Não sabemos se foi ele mesmo quem respondeu ou algum assessor, mas o fato é que não e a resposta correta, uma vez que o edital diz contratação imediata”, aponta.
O CONCURSO
No edital publicado pela prefeitura disponibilizava a realização de concurso público e provimento de 1.081 vagas para os quadros de cargos estatutários permanentes da administração direta e indireta. O primeiro edital tratava do certame para diversas funções, como médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem, professores, agentes administrativos, jornalistas, agentes ambientais e auditores fiscais do tesouro. Já o segundo edital era específico para o preenchimento de quatro vagas de procurador do município. A banca organizadora foi o Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação Seleção e Emprego (Instituto Acesso). Em 22 de maio foi divulgado o resultado final do concurso público para cargos de níveis Fundamental completo, Médio/Técnico e Superior da Prefeitura de Barra Mansa. Após reclamações de atrasos no prazo de publicação do resultado final por parte do Instituto Acesso, responsável pelo concurso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Administração informou o descumprimento e notificação à empresa por parte da Comissão para Acompanhamento e Fiscalização.