>
a voz da cidade 970 x 150 px

Pinheiral inicia campanha em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Idel Pinheiro
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

PINHEIRAL

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, dia 5, e à Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 5 a 9 de junho, a Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), da Prefeitura de Pinheiral, através do Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA) – Casa Verde irá realizar até o dia 28 de junho uma campanha virtual visando conscientizar e incentivar a população quanto à preservação do meio ambiente e da natureza local. Por meio da Roda Ecológica do CEREA, a campanha disponibilizará vídeos e informativos sobre importantes temáticas envolvendo os Quatro Elementos da Natureza – Terra, Fogo, Água e Ar.

A Roda Ecológica é uma ação contínua do CEREA – Casa Verde que tem como objetivo levar informações sobre questões ambientais importantes e sensibilizar a população quanto à adoção de hábitos sustentáveis, aproveitando as temáticas das datas comemorativas ambientais.

De acordo com Natália Nolasco Rios, da Assessoria de Educação Ambiental do CEREA, a campanha abordará a importância dos quatro elementos essenciais que compõem a natureza e são primordiais para a vida em nosso planeta, o fogo, terra, água e ar e como podemos preservá-los, com o objetivo de despertar em todos a responsabilidade de cuidar desses bens naturais garantindo a nossa sobrevivência e das futuras gerações.


De acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, em 2020 o desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido em nosso país, chegando a um prejuízo estimado de R$12 bilhões. Além disso, no Brasil, a perda de água potável tratada em 2018 foi de quase 40%. Isso quer dizer que, devido a vazamentos, fraudes, erros de leitura dos hidrômetros e demais problemas, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para consumo, quase 40 litros são perdidos.

A iniciativa faz um alerta quanto ao risco que pode oferecer o fogo, através das queimadas, sejam elas acidentais ou por meio da ação humana. Junho e julho são os meses que registram maior número de ocorrência de queimadas e causam danos irreparáveis à natureza.

Natália, fala sobre as consequências que a falta de cuidado com o planeta e seus recursos naturais podem causar no nosso dia a dia. “São inúmeras, tanto locais quanto globais, que vão interferir e muito na nossa qualidade de vida também, entre elas, a diminuição das reservas de água doce, destruição de terras férteis, extinção de várias espécies de animais e plantas”, disse.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos