BARRA MANSA
O prefeito Rodrigo Drable se reuniu com seu secretariado na manhã desta quinta-feira, dia 30, para alinhar os principais serviços que estão sendo desenvolvidos na cidade. Dentre os assuntos levantados, o chefe do Executivo apresentou novidades sobre regularização das empresas, ‘Minha Casa Minha Vida’, ‘Pátio de Manobras’, novos investimentos e asfalto. A Educação teve destaque, o anúncio da entrega de dois colégios, kit escolar, uniformes, alimentação de qualidade na merenda, novas carteiras e laboratórios de ciências também foram citados.
Presentes na reunião estiveram os secretários de Educação, Fernando Vitorino, Planejamento Urbano, Eros dos Santos, Fazenda, Leonardo Ramos e Habitação, Alberto Almeida Carneiro.
Fazenda
De acordo com o prefeito, está circulando uma notícia de que algumas empresas estão sendo excluída do sistema Simples Nacional, após a identificação de erros no faturamento do imposto. Sobre o assunto o Executivo explica. “Isso é algo que a gente não tem controle. As empresas cometeram erro, mas estamos dispostos a ajudar”, citou o prefeito.
Rodrigo ainda falou que das 73 empresas que apresentaram a irregularidade, apenas 21 procuraram a prefeitura para normalizar a situação. “Eu já havia dito que receberia cada representante dessas empresas. Veio até mim um conjunto de contadores e estamos fazendo o possível para ajuda-los na regularização. Os que ainda não vieram, podem procurar o secretário de Fazenda, Leonardo Ramos, para normalizar a situação”, disse.
Educação
Junto com a chegada do novo ano letivo, diversas novidades também foram divulgadas por Drable. Uma delas é a inauguração do Colégio Washington Luiz, em Saudade, e da Escola Santo Antônio, no Colônia Santo Antônio. “Vamos iniciar o ano com as duas escolas em funcionamento. Além disso, estamos trocando cerca de dez mil conjuntos de carteiras e mesas das unidades”, comemorou.
Sobre material escolar e uniforme, o prefeito garante que os pais não precisam se preocupar, pois também serão entregues aos estudantes.
Em 2020, 16 novos laboratórios de ciências altamente equipados serão entregues à comunidade escolar. Com o investimento, Barra Mansa contará com o total de 20 unidades de ensino que contarão com o espaço, gerando um maior conhecimento e despertando a curiosidade dos estudantes.
Também tem novidade sobre merenda escolar, que ganhará ainda mais diversidade e qualidade. “Conseguimos finalizar o processo de aquisição de gêneros alimentícios de agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com isso vamos conseguir movimentar R$ 1,2 milhões na economia de Barra Mansa, além de levar um alimento com melhor qualidade às escolas”.
Habitação
O programa do Governo do Estado, Minha Casa Minha Vida, foi liberado na última quarta-feira, dia 29, pela Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo Drable, a Secretaria Municipal de Habitação está trabalhando na priorização das famílias que estão em áreas de risco. “Pessoas que vivem as margens dos rios que alagam e em beira de barranco que pode desabar terão prioridade, desde que tenham cumprido os requisitos exigidos pela CEF. Nós esperamos divulgar a lista em 15 dias e entregar os apartamentos em meados de abril”, disse o prefeito, afirmando ainda que Barra Mansa nunca teve tanta unidade habitacional construída.
Planejamento Urbano
Rodrigo afirmou que após tantas décadas de projetos, as obras do Pátio de Manobras foram retomadas. “Ficamos sete anos com as obras paradas. Esse é um sonho antigo da cidade e agora conseguimos ver esse sonho sendo realizado”.
Além disso, contou que a secretaria está trabalhando para a liberação de três alvarás de três grandes empreendimentos. “Esses novos empreendimentos vão gerar 300 empregos nas obras e depois 500 no funcionamento. Serão magazines comerciais, que vão alavancar a economia na cidade”, festejou.
Asfalto
O prefeito contou que o asfalto nos bairros São Luiz, Cotiara e Vila Maria serão concluídos até a próxima semana. Após isso, Barra Mansa receberá em diversos outros pontos o investimento. “Vamos atacar diversos pontos da cidade. Nosso planejamento é de fazer quase 50 km de asfalto, um recorde no município. Somos cientes de que ainda há muito problema para enfrentar e o avanço acontece no dia-a-dia, mas eu afirmo que ainda tem muita coisa pela frente”, garantiu.
O muro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), no bairro Boa Sorte, está sendo derrubado. A intervenção tem como objetivo melhorar a entrada no bairro vizinho, o Piteiras. Após a intervenção ser concluída, o espaço receberá a malha asfáltica.