RIO
Acontece neste momento o julgamento do impeachment de Wilson Witzel do governo do Estado do Rio de Janeiro. A leitura do relatório do deputado Waldeck Carneiro foi dispensada pelo Tribunal Especial Misto (TEM). Acusação e defesa fizeram suas manifestações e a votação já começou. Veja ao vivo (clique aqui).
São dez integrantes do TEM, cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Se sete votarem contra Witzel ele deixa definitivamente o cargo. Os integrantes votam ainda a inelegibilidade por até cinco anos do ex-juiz, o que pode acabar com a curta carreira dele e os planos até para disputar a presidência da República em 2022, conforme disse em entrevista ao A VOZ DA CIDADE.
Witzel argumenta ainda que não há provas que o acusem de nada e que as acusações são meramente políticas.
A acusação contra Wilson Witzel é devido ao crime de responsabilidade por supostas fraudes em contratos para a compra de equipamentos médicos durante a pandemia de Covid-19 no ano passado, quando foi afastado do cargo em agosto pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). São acusações de desvios de recursos dentro da Secretaria de Estado de Saúde, que era comandada por Edmar Santos, hoje delator, que chegou a ser preso. Os acordos feitos seriam entre a secretaria e as organizações sociais (OSs) Unir e Iabas.
O Estado do Rio de Janeiro está sendo governado por Cláudio Castro, que era vice de Witzel.