Mutirão de exames preventivos em Resende registra 184 coletas

Por Idel Pinheiro

RESENDE

A Prefeitura de Resende concluiu na quarta-feira, dia 28, mais uma etapa da Campanha de Exames Preventivos 2021, totalizando 184 coletas realizadas. A campanha busca elevar o índice de adesão ao preventivo na rede pública, dando oportunidade às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para fazer os exames periódicos durante o expediente dos postos de saúde. O atendimento às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para a coleta ocorreu no horário estendido, das 17 às 21 horas.
Neste ciclo da campanha de 2021, os exames tiveram que ser agendados previamente, por telefone, em uma das unidades disponíveis em cada etapa. O objetivo foi evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, além de otimizar o tempo dos atendimentos. Desde o início da campanha, no dia 24 de março, foram feitos 1.051 preventivos.

As mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos puderam realizar exames preventivos na rede pública – Divulgação

No dia 28 ao menos 17 unidades prestaram atendimento às mulheres como a Clínica da Família; Policlínica Cidade Alegria; Policlínica Manejo; USF (Unidade Saúde da Família) Morro do Cruzeiro; USF Engenheiro Passos; USF Itapuca; USF Cidade Alegria (Caixa d’água); USF Novo Surubi; USF Surubi; USF Cabral/Alambari; USF Centro; USF Jardim Beira-Rio/Jardim Alegria; USF Jardim Primavera; USF Serrinha; USF Liberdade; USF Paraíso; e USF Grande Alegria.

O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, comentou a iniciativa. “As mulheres devem estar em dia com seus exames ginecológicos. O papanicolau é um procedimento feminino com base em uma análise citopatológica, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças.  O teste físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma. Já a mamografia é indicada para mulheres a partir de 50 anos de idade, depois do rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade”, explica.

Desde março o mutirão de exames contabiliza mais de 1.050 atendimentos – Divulgação

Segundo o secretário, o câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras e a descoberta precoce da doença aumenta a chance de cura. A Secretaria de Saúde ressalta que o prazo médio para a retirada do resultado dos exames é de 30 a 45 dias, sendo entregue diretamente à paciente, na unidade onde ocorreu a coleta.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos