NOVA IORQUE
A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que mais de 100 países já receberam vacinas contra a Covid-19 através da iniciativa Covax, o mecanismo global para acesso equitativo aos imunizantes.
A marca foi atingida 42 dias após as primeiras doses terem chegado a Gana, no oeste da África, em 24 de fevereiro.
Distribuição
Em comunicado, a agência conta que já foram entregues mais de 38 milhões de doses em seis continentes, fornecidas por três fabricantes: AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e o Serum Institute of India.
Do total atendido, 61 países estão entre as 92 economias de baixa renda, que recebem vacinas financiadas por meio de um mecanismo chamado Compromisso de Mercado Antecipado.
Em março e abril, houve uma redução da disponibilidade de fornecimento, devido à expansão e melhoria dos processos de produção dos fabricantes, bem como um aumento da demanda na Índia, mas a Covax espera fornecer doses a todos os participantes ainda neste primeiro semestre.
Significado
Em comunicado, o diretor executivo da Aliança Gavi, Seth Berkley, disse que “é tremendamente gratificante que o lançamento das doses da Covax já tenha alcançado 100 países”.
Ele disse que o objetivo é “encerrar o estágio agudo da pandemia” e a proteção da população global “depende do apoio contínuo dos governos e fabricantes de vacinas”.
Para Berkley, esta é “a maior e mais rápida distribuição global de vacinas da história” e, por isso, “não é hora para complacências”.
União
Já o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirma que “a Covax deu ao mundo a melhor maneira de garantir a distribuição mais rápida e justa de vacinas seguras e eficazes para todas as pessoas em risco em todos os países do planeta”.
Para alcançar esse objetivo, ele diz que “países, produtores e o sistema internacional devem se unir para priorizar o fornecimento de vacinas” através a iniciativa porque o “futuro coletivo, literalmente, depende disso”.
Para a diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, “não é hora de comemorar, mas sim de acelerar.”
Henrietta Fore lembra que novas variantes estão surgindo e, por isso, é preciso que “os governos, junto com outros parceiros, tomem as medidas necessárias para aumentar a oferta, incluindo simplificando as barreiras aos direitos de propriedade intelectual, eliminando medidas diretas e indiretas que restringem as exportações e doando doses em excesso o mais rápido possível”.
Financiamento
De acordo com sua última previsão de fornecimento, a Covax espera entregar pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas em 2021.
Para atingir essa meta, a iniciativa deve continuar a diversificar seu portfólio e anunciará novos acordos com fabricantes de vacinas. Os Estados Unidos irão acolher um evento para angariar fundos para a iniciativa.
No total, são necessários mais US$ 2 bilhões para financiar e garantir um total de 1,8 bilhão de doses de vacinas financiadas por doadores ainda esse ano.
* Silas Avila Jr – Editor Internacional