Barra Mansa terá apresentação musical do grupo Destroiados

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Neste sábado, dia 20, às 11 horas, acontecerá no Parque Centenário, no Centro de Barra Mansa, a apresentação do espetáculo de 60 minutos, “Bumba Meu Mito”. A peça, que será realizada pelo grupo Destroiados, foi contemplada pelo edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Serão disponibilizados 40 lugares gratuitamente, porém, visando seguir as medidas de prevenção a Covid-19, haverá a distribuição de senhas para o espectador que podem ser retiradas através do link: https://linktr.ee/destroiados. Além disso, o espaço será equipado com totens de álcool 70% e serão distribuídas máscaras para quem não tenha.

Durante o mês de março a peça circulará por várias cidades do Estado. Uma das proposições do projeto é promover e fortalecer as relações de intercâmbio entre os artistas. Em cada uma delas terá o apoio de uma produção local. No caso de Barra Mansa, a escolhida foi a Fundação Cultura. A saga conta sobre a grávida Catirina que tem o desejo de consumir a língua do boi de estimação de um fazendeiro. Catirina obriga então o esposo a roubá-la. A morte do animal leva o casal ao desafio de ressuscitá-lo e, para isso, contam com o auxílio e chocalhos do Pajé.

Da antiguidade grega clássica, a história parte do Labirinto de Knossos na Ilha de Creta e vem atravessando o tempo até que alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi Bumbá brasileiro. Para isso, as composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação.

DESTROIADOS

Destroiados é composto por artistas e profissionais da Educação da Secretaria de Educação de Mesquita, onde tem realizado intenso trabalho de formação de público nas escolas do município.

“Bumba meu mito” estreou em agosto de 2017, no Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, e circulou por praças públicas da baixada fluminense no segundo semestre daquele ano. Em 2018, a peça foi apresentada no SESC Barra Mansa. Em 2019, integrou as atividades do Museu Janete Costa, em Niterói, e participou do projeto Viradão Cultural Suburbano, com apresentações na praça do Engenhão e no Centro de Tradições Nordestinas de São Cristóvão. Em fevereiro de 2020, integrou o projeto Vitrine Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Teatro Noel Rosa.

ELENCO

Cecília Terrana, Renata Andrade, Macedo Griot, Marlon Vares, Paula Almeida, Rodrigo Araújo, Rogério Magalhães.

EQUIPE DO ESPETÁCULO

Direção: Rogério Magalhães

Dramaturgia: Rogério Magalhães

Figurino: Rogério Magalhães

Trilha Sonora: Macedo Griot e Rodrigo Araújo

Maquiagem: Juliana Caldeira

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos