SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
Encontrar parentes desaparecidos virou o drama de muitas famílias brasileiras. Quando se trata de crianças e adolescentes a preocupação e a necessidade de agilidade ficam ainda maiores. Foi pensando nesse alto índice registrado no Brasil que o deputado federal Antonio Furtado se reuniu, virtualmente, com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para explicar as motivações e funcionamento do Projeto de Lei 611/2021, protocolado na semana passada.
O deputado destacou que entrará com um pedido de urgência na Câmara para que o projeto seja pautado e analisado com rapidez no plenário. Com a aprovação, as empresas de telefonia móvel terão a obrigatoriedade de emitir alerta a todos os seus usuários sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil, assim que o caso for registrado na delegacia. Uma proposta semelhante foi apresentada na Alerj pelo deputado estadual Alexandre Knoploch e sancionada pelo governador Cláudio Castro.
A ministra Damares ressaltou que a medida é de suma importância e garantiu que irá aos gabinetes lutar para que o projeto seja aprovado imediatamente e ratificou que sua equipe técnica já está alinhada com a do deputado para começar a trabalhar na viabilidade da aprovação.
Furtado destacou ainda que, no Brasil desaparecem oito pessoas por hora, sendo que metade desse total são crianças e adolescentes. “Isso soma cerca de 50 mil desaparecidos por ano. Um projeto de Lei semelhante já se tornou Lei no Rio de Janeiro e agora temos a possibilidade de fazer com que seja uma Lei Federal”, finalizou o deputado.