ESTADO
Um novo decreto estadual com diversas medidas para enfrentar a pandemia de Covid-19 no Estado será editado na tarde desta sexta-feira pelo governador em exercício Claudio Castro (PSC). Ele fez o anúncio durante coletiva no início desta tarde. Castro diz que decreto é preventivo e colaborativo. O governador se reuniu pela manhã com prefeitos, em sua maioria da Região Metropolitana, que está agora com risco vermelho na bandeira do Estado. Sobre as aulas presenciais nas escolas estaduais suspensas, que tinham sido anunciadas pelo Secretário estadual Comte Bittencourt, o governador disse que a decisão será tomada semana que vem e até lá as escolas seguiriam abertas. Da região, o prefeito Rodrigo Drable, de Barra Mansa, estava presente na reunião.
As medidas anunciadas em decreto começam a valer hoje e vão vigorar até a próxima quinta-feira, 18. “Até falei com o secretário Comte que tinha anunciado a suspensão das aulas presencias no estado. Informei que decidiremos na semana que vem que não iremos fechar hoje porque os prefeitos juntos com o governo vão decidir até semana que vem o que será feito. Estamos numa situação colaborativa, entendendo que somos um único estado”, disse Castro.
O governador disse que a aquisição de vacinas será discutido semanalmente entre prefeitos e o governo. Haverá também um calendário único de vacinação no estado.
Entre os pontos que serão anunciados no decreto estão: toque de recolher nas ruas entre 23 e 5 horas em áreas e praças públicas; funcionamento dos bares será até 23 horas, com 50% da capacidade de funcionamento e os municípios podem ainda restringir esse horário; o serviço do delivery continua sem limitação; horário do comércio será escalonado; haverá restrição de público em 50% em zoológicos, parques, academias e espaços de recreação infantil; o incentivo ao home office será ampliado.
A respeito do turismo, o governador destacou que a cidade continua aberta para receber turistas com todos os cuidados que estão sendo tomados.