RESENDE
A segunda edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Resende será realizada no próximo domingo, dia 7, durante a tradicional Feira Livre da cidade, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, entre 9 e 12 horas. O evento que é promovido pela prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), contará com aproximadamente 15 animais para serem adotados por pessoas que estejam dispostas a oferec.er um lar e toda a assistência necessária.
A primeira edição de 2021 aconteceu em janeiro passado. Este ano, cinco pets foram adotados na feira. Já no CCZ, localizado na Rua Eurídice Paulina de Almeida, nº 415, no bairro Vicentina II, foram contabilizadas 10 adoções em 2021. Nos últimos quatro anos, 431 cães e gatos do CCZ foram adotados por meio de campanhas e na própria sede do CCZ.
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Bruno Marins Souza, explica quais são os requisitos para adoção dos animais, que foram resgatados nas ruas ou com histórico de maus-tratos. “Acima de oito meses de idade, os cães e gatos já serão entregues castrados pelo CCZ. Caso tenha idade inferior para a realização do procedimento, será garantida a castração após o ato da adoção. Os participantes da campanha de adoção devem ser maiores de 18 anos de idade e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O interessado pelo pet não precisa ser morador de Resende. Os interessados vão ter a oportunidade de conhecer os cães e os gatos e, após a escolha, poderão levar o animal para suas casas, mediante a assinatura do Termo de Adoção Responsável“, destaca.
Segundo Bruno Souza, o documento serve para que o novo dono do animal assuma o compromisso de castrá-lo, além do seu bem-estar e cuidados necessários. “É aconselhável que machos e fêmeas passem pela intervenção cirúrgica a partir do sexto mês, podendo ser castrados até os oito anos de idade. Existem tantos animais abandonados precisando de um lar e carinho, por isso, incentivamos a ação solidária. Os pets disponíveis para adoção estão em condições saudáveis e já receberam os primeiros cuidados”, observa.
O diretor do CCZ destacou ainda sobre a importância da castração. “A medida contribui para o controle da taxa de natalidade, além de evitar uma série de doenças, tais como: alguns tipos de câncer; piometra nas fêmeas (infecção bacteriana no útero); e gravidez psicológica, entre outras. Vale lembrar que a castração é uma questão de saúde pública, que engloba vários benefícios”, enfatiza.