ITATIAIA
As novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foram empossadas na quarta-feira, dia 24, durante uma reunião ordinária realizada na sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no Centro. O Conselho, que atuará no biênio 2020-2021 é constituído por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, do sexo feminino, sendo 50% da sociedade civil organizada, eleitos por voto aberto e 50% indicados pelo Poder Executivo Municipal.
De acordo com a Secretaria, cinco organizações se inscreveram para concorrer as cinco vagas disponibilizadas. O pleito foi realizado por aclamação e a posse aconteceu logo após a eleição. Com a eleição, o órgão passou a contar com conselheiros da Sociedade Civil Organizada das seguintes entidades: Associação de Moradores e Amigos do Jardim Itatiaia, Ong Integração, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Federação das Associações de Moradores de Itatiaia e da Fundação Desenvolvimento e Apoio a Criança Especiais.
O Poder Executivo Municipal será representado por membros das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, Educação, Saúde, Ordem Pública e Assistência Social e Direitos Humanos. A Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Cavallari ressaltou a importância do trabalho do Conselho. “O Conselho é peça fundamental no que se refere às políticas públicas. Temos representatividade da sociedade civil, bem como do governo. Através dele são propostas ideias e podemos conseguir grandes melhorias e avanços nas políticas públicas para as mulheres. Vale ressaltar que a formação do Conselho é um grande marco na luta e na defesa dos direitos das mulheres, dele surgem movimentos e projetos para que as mulheres tenham uma ampliação cada vez maior dos seus direitos”, disse.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão deliberativo de composição paritária que conta com a participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
O órgão contribui para o aprimoramento das políticas públicas, tem o objetivo de fiscalização e garante ao público feminino uma perspectiva de autonomia e emancipação. Através dele também são discutidas medidas que levam à promoção de saúde, moradia, educação, segurança e cultura.
FORMAÇÃO DO CONSELHO
Representantes do Governo:
I – Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Titular: Gisele Fernandes Alves
Suplente: Roberta Nunes de Souza
II – Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Elisangela Marcelino de Souza
Suplente: Roberta Maria da Silva Castelo Branco
III – Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Graziele Diniz Freitas
Suplente: Liliane de Moura do Vale Compasso
IV – Secretaria Municipal de Ordem Pública
Titular: – Marilene da Rosa e Silva
Suplente: Shirley Tracy Rissler
V – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Titular: Tayenne de Oliveira Parada
Suplente: Lilian Luzia de Almeida
Representantes de Entidades e Organizações:
I – Associação de Moradores e Amigos do Jardim Itatiaia
Titular: Ana Maura Amaral da Costa
Suplente: Kisllen Lorrayne Donha Pachu Vieira
II – Ong Integração
Titular: Neuza Maria Correa Valdopires
Suplente: Isabel Cristina da Silva
III – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Titular: Denise Diniz Barboza
Suplente: Regina Muniz Loureiro
VI – Federação das Associações de Moradores de Itatiaia
Titular: Natália dos Santos
Suplente: Tânia da Glória
V – Fundação Desenvolvimento e Apoio a Criança Especiais
Titular: Ivanilza Lemos Daher de Oliveira Cardoso
Suplente: Isabelle Daher Cardoso