A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos confirmou nesta quarta-feira, dia 24, que vai disponibilizar uma base do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atender a zona rural em Visconde de Mauá, a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de março. Os moradores da região poderão contar com serviços do Cadastro Único (CadÚnico) e atendimentos técnicos, em três dias da semana, no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), situado na Avenida Venceslau Brás, s/n.
A população da região de Visconde de Mauá poderá buscar os atendimentos a partir do próximo dia 1° nos seguintes dias e horários: segundas-feiras, das 8 às 17 horas; quartas-feiras, das 8 às 17 horas (sendo uma hora de almoço das 12 às 13 horas); e também às quintas-feiras, das 8 às 14 horas.
Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz os moradores poderão ter garantia aos seus direitos e benefícios assistenciais com a nova base do CRAS, assim melhorando a qualidade de vida das famílias. “Além disso, a base é importante para Visconde de Mauá e também toda a zona rural, pois os serviços oferecidos pela Prefeitura serão mais acessíveis às regiões mais distantes”, disse.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaquelino Primo, observa que a base na zona rural vai beneficiar mais de 270 famílias cadastradas no Cras Itinerante, contemplando além dos moradores de Visconde de Mauá, outros da região de Rio Preto e Campo Alegre, facilitando o acesso das famílias aos programas, que anteriormente precisavam esperar atendimentos a cada 15 dias. “Com a pandemia houve um aumento significativo dos atendimentos nos Cras e devido a isso, pensamos no atendimento na região em três dias da semana, garantindo a segurança e saúde dos usuários e profissionais”, ressalta.
Nos Centros de Referência da Assistência Social são oferecidos diversos serviços socioassistenciais à população como: CadÚnico (cadastro e atualização), atendimentos técnicos, trabalho social com famílias, orientação sobre benefícios. A gestão municipal ressalta que devido à pandemia da Covid-19, todos os atendimentos e serviços seguem os protocolos de segurança estabelecidos pelas regras sanitárias, como o uso das máscaras em profissionais e usuários, higienização das mãos na entrada e no interior, distanciamento social e ainda os protetores de segurança nas mesas de atendimento.