ITATIAIA
O corpo do ex-prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre Gonçalves, 77 anos, será velado na Capela Mortuária, localizado no bairro Vila Odete, a partir das 11 horas. O enterro acontece ao meio dia, no Cemitério Municipal, localizado no mesmo bairro. O ex-prefeito, morreu na tarde de quinta-feira, dia 11, vítima de coronavírus (Covid-19). Jair Alexandre estava internado, desde o último dia 2, no Hospital Regional Zilda Arns Neumann, no bairro Roma, em Volta Redonda.
Segundo informações da família do ex-prefeito, ele foi internado no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, no último dia 31, com sintomas de pneumonia. No dia 1º, o estado de saúde do ex-prefeito piorou e ele foi transferido na terça-feira, dia 2, para o Hospital Regional de Volta Redonda. Ao dar entrada na unidade hospitalar, Jair Alexandre sofreu um infarto durante a internação. Ele teve que ser sedado e ainda foi entubado. Nos últimos dias, segundo familiares, o ex-prefeito teve problemas renais e precisou fazer hemodiálise. O ex-prefeito faleceu no início desta tarde.
O ex-prefeito, deixa a mulher, Dulce, cinco filhos, Máximo, Vitor, Roxane, Leonardo e Luana, além de quatro netos.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Natural de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, Jair Alexandre, mudou-se para Itatiaia em 1973, após ter sido convidado para trabalhar na Xerox do Brasil, na época, no distrito de Itatiaia, em Resende. Foi um dos emancipacionistas de Itatiaia e lutou junto com seus moradores para que o distrito se transformasse em um município.
Em 1989, foi eleito o vereador mais votado para a primeira legislatura de Itatiaia pelo partido PMDB, sendo escolhido pelos demais parlamentares, o primeiro presidente do Legislativo, no período de 01 de junho de 1989 a 31 maio de 1991. Ele foi um dos autores da Lei Orgânica de Itatiaia.
Gonçalves foi prefeito de Itatiaia em dois mandatos. O primeiro no período de 1993 a 1996 e o segundo, de 2005 a 2008. Jair Alexandre também foi secretário de Planejamento de Itatiaia, durante o Governo do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu.