>
728x90 vacina (1)

Dauro Aragão, presidente do UniFoa, morre aos 89 anos

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

Morreu na madrugada deste domingo, dia 7, o presidente da UniFoa, Dauro Aragão, aos 89 anos. O corpo será velado hoje no Cemitério Portal da Saudade de 12 às 14 horas. Segundo informações obtidas pelo A VOZ DA CIDADE, Dauro estava internado há algum tempo e teve falência múltipla dos órgão. O corpo será cremado e a cerimônia é restrita à família.

Dauro, nasceu em Barra Mansa em 1931 e iniciou seu trabalho Fundação Oswaldo Aranha em 1998. Ele foi eleito presidente da instituição para o período de 1998 a 2001, sendo reeleito, por unanimidade, para o período de 2002 a 2006, e permanecia até os dias atuais na fundação. Dauro Aragão era um empresário e um homem visionário a frente do seu tempo, muito querido por todos. Além do cunho educacional, uma das características mais marcantes no presidente, foi o trabalho desenvolvido com a comunidade interna e externa do campus.

A Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda chegou a emitir uma nota de pesar, onde o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, falou da perda para a região do empresário, que também sempre teve um compromisso social com Volta Redonda. Gilson afirmou que Dauro deixou um grande legado na educação. “Ele sempre foi um empresário visionário, com um olhar voltado para o futuro, preocupado com a educação e, como presidente do UniFoa, sempre buscou parcerias que contribuíram para o crescimento da cidade, principalmente, em áreas que precisam de investimento como a educação e saúde. É uma grande perda para todos nós“, comentou.

História de Dauro Peixoto Aragão 

Depois de completar o ginásio, Dauro fez o curso Tuiuti, uma escola preparatória para o Exército. Em 1952, passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal Fluminense, uma paixão na sua vida. Essa paixão só não pôde ser concretizada por conta do falecimento do pai, que o obrigou a voltar a Barra Mansa para cuidar das providências familiares comuns nessas situações.


Pouco tempo depois, com a ajuda de um amigo, assumia o tabelionato em Volta Redonda, função que exerceria por mais de 50 anos. Mas o inquieto Dauro não ficou só nisso. Teve outras atividades empresariais, sendo uma delas uma casa de pesca em Quiçamã. Na vida pública, sempre foi considerado polêmico e altamente combativo. Era um político ativo, envolvido com a cidade, mas atuava nos bastidores, sem nenhuma obsessão por cargos eletivos.

Do primeiro casamento nasceram quatro filhos: Andréia, Aline, Dauro e Dario; de sua segunda união vieram Júlio, Maria Teresa e Juliana. E no terceiro casamento, adotou os filhos da esposa, Rômulo e Michelle e muitos netos e bisnetos. Torcedor do Fluminense, Dauro era considerado muito brincalhão pelos amigos, que também falam de sua sensibilidade e educação na vida profissional, sempre generoso e muito solidário.

Como presidente da Foa 

À frente da Fundação Oswaldo Aranha, Dauro foi quem leu o Estatuto e registrou a ata de fundação em cartório, como tabelião de Volta Redonda. Indicado pelo amigo Jairo Jogaib, foi na presidência da FOA que aflorou verdadeiramente seu espírito empreendedor.  Ainda em 1998, Dauro, Jairo e Oswaldir praticamente prepararam todas as documentações necessárias para a criação do Centro Universitário de Volta Redonda, pois não tinham condições financeiras de contratar uma firma especializada. Em nove meses o sonho se tornou realidade. Tudo graças a ajuda de muitos amigos e políticos que apoiaram a ideia.

A partir daí os avanços começaram. Imediatamente após a inauguração do UniFOA, foram criados mais cinco cursos de graduação, e com isso, obras e construções para todos os lados no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Como o próprio Dauro disse, “precisava trazer vida para o campus”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos