RESENDE
A cidade de Resende já recebeu na manhã desta terça-feira, dia 19, o lote de vacinas CoronaVac que serão utilizadas na primeira etapa de imunização da população contra o coronavírus (Covid-19). Segundo dados do Ministério da Saúde respaldados pela Secretaria de Estado de Saúde, o município contará com 3.790 doses da vacina CoronaVac. A primeira remessa de 1.807 doses chegou através do helicóptero do Corpo de Bombeiros sendo recebida no Aeroporto Agulhas Negras, no bairro Campo de Aviação, pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz e representantes do governo municipal.
Posteriormente, as vacinas foram conduzidas para o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, no bairro Jardim Jalisco. O prefeito acompanhou, inclusive, a aplicação da primeira dose da vacina em Resende. A paciente escolhida foi a médica plantonista Patrícia Mendes de Lima, que há 10 anos atua no Hospital de Emergência e atualmente lida na linha de frente contra a Covid-19. “É a primeira vacinada contra Covid-19 no Sul do estado! Apenas 30 minutos após a chegada das vacinas a Dra. Patrícia recebeu a primeira dose da CoronaVac! Mais três funcionários do Hospital de Emergência também foram vacinados: Paulo Médici Júnior, técnico de enfermagem; Sidileia Francisca de Jesus, auxiliar de enfermagem; Cristina Camões, psicóloga. Todos atuam na linha de frente no combate à epidemia. É um dia histórico e muito esperado por todos nós”, comentou o prefeito em sua rede social citando, posteriormente, que a vacinação já começa nesta terça-feira.
Na fase 1, ao menos 85 pessoas acima de 60 anos devem ser vacinadas, seis pessoas com deficiência institucionalizadas e 34% dos trabalhadores da área de saúde, o que equivale a 1.716 pessoas. “Seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, a primeira etapa de vacinação vai priorizar os profissionais da linha de frente do atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 no Hospital de Emergência, UPA, Pronto Atendimento do Paraíso, SAMU, Santa Casa, Hospital da Aman, Hospital Unimed e Hospital Samer D´Or, além de outros laboratórios e clínicas de diagnóstico privados. Este número de vacinas será suficiente para imunizar cerca de 35% do total de profissionais de saúde em atuação no município (cerca de 4,2 mil)”, informa a prefeitura.
A imunização na fase 1 será realizada ainda a todos os profissionais e pacientes do Asilo Nicolino Gulhot e da Residência Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o governo, a segunda dose da vacina deve ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira. “Assim que o Ministério da Saúde enviar doses, a campanha será ampliada para o restante dos profissionais de saúde e demais grupos prioritários”, orienta a prefeitura.
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, explicou que nenhum profissional que atua na linha de frente do combate à Covid-19 precisa procurar posto de saúde. “Aqui em Resende vamos receber cerca de 1.800 doses da vacina, esse quantitativo é suficiente para que a gente imunize um terço dos profissionais de saúde da cidade. Por isso, vamos começar este processo com os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à Covid. São os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de Raio-X, fisioterapeutas, recepcionistas, auxiliares de serviço geral que estão atuando nas áreas aonde há tratamento dos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19”, disse o secretário em comunicado oficial sobre a vacinação no município.
Alexandre Vieira destacou ainda a prioridade aos profissionais do setor de saúde. “Também vamos vacinar os funcionários e residentes das instituições de longa permanência. Ninguém precisa procurar o posto de saúde nesse primeiro momento, todos os profissionais serão vacinados no seu local de trabalho. Essa é uma fase muito importante desse enfrentamento da pandemia e cada um de nós precisa continuar cumprindo o seu papel: tomar a vacina, lavar as mãos, usar as máscaras e manter o distanciamento social”, finaliza.