BARRA MANSA
O pátio de manobras é um problema antigo em Barra Mansa e há mais de meio século discute-se uma solução. Um projeto complexo, por envolver diversos atores, que aos poucos é executado. Desde o início das construções das casas para famílias que precisavam sair dos seus terrenos para a obra de readequação ferroviária poder ser continuada, agora estão quase prontas para ser entregues. E outro entrave seria o juntamento das linhas da VLI e MRS para dar prosseguimento às diversas intervenções que precisam ser realizadas. Já foram iniciadas algumas ações em preparação para esse juntamento, conforme flagrado hoje, 14, pelo jornal, na altura da Rua Alberto Mutel, Centro.
Em resposta ao A VOZ DA CIDADE, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), informou sobre o início do juntamento de linhas. Ação confirmada pela VLI e MRS. Em resposta, a VLI informou que os trabalhos foram estruturados em duas fases distintas. “A primeira delas já está em curso e a previsão de conclusão é para final de março deste ano. A segunda fase inclui o remanejamento do pátio de manobras para Barbará”, diz a nota, frisando a responsabilidade do Dnit em executar a obra. Já a MRS destacou que cada concessionária será responsável por suas linhas. “Os trabalhos são coordenados e estão seguindo o cronograma previsto, com estimativa de término para o quarto trimestre de 2021”, destacou.
CONCLUSÃO DO VIADUTO
Até novembro de 2021, o Dnit destacou que deve concluir o Viaduto Saint-Gobain, prolongamento da Rua Eduardo Junqueira até Rua Pedro Paulino, interligando à Avenida Argemiro de Paula Coutinho, passando pela ponte sobre o Rio Barra Mansa (ponte esta que estará sendo convertida de ferroviária em rodoviária, conforme o projeto). “Esses serviços dependem da mudança da linha da VLI, que passará a correr ao lado do campo do ferroviário, logo ao lado das linhas da MRS Logística. As concessionárias já estão em obras para atender ao chamado do Dnit e permitir a conclusão da obra como um todo”, disse a assessoria do Dnit em nota.
A conclusão das obras das 17 habitações no Campo do Ferroviário está prevista para este mês de janeiro. Além disso, o órgão informou que serão executadas, ainda naquele local, mais três unidades habitacionais e duas comerciais, que devem ser concluídas até abril de 2021. Somente após a entrega dessas duas etapas, a passarela Isaías Leite deverá ser aberta ao público.
TRANSITO INTERDITADO
A Prefeitura de Barra Mansa informou um serviço realizado pela VLI na faixa de linha na altura da Rua Alberto Mutel, Centro, próximo a passagem de nível da Praça da Liberdade. O trânsito ficará interditado durante os próximos domingos dia 17 e 24, das 7 às 19 horas.