Ecoparque de Resende terá nome de abolicionista

0

RESENDE

Situado na região do Aeroporto de Resende, o Ecoparque ainda está em construção, mas já tem nome definido, graças à Lei nº3.628/2020. Em uma homenagem ao movimento negro, o local será batizado de Ecoparque Abolicionista Luís Gama. A proposta de autoria do vereador Tiago Vieira, o Tisga (Democratas) foi aprovada pelo Plenário do Legislativo.

O ecoparque, que está sendo construído ao lado do Hospital Veterinário, no bairro Morada da Colina, terá entre suas atrações bosques, jardins temáticos, um lago, academias de ginástica, bicicletário, mais 2.400 metros de pista de caminhada e 2.300 metros de ciclovia. “Será um espaço de lazer para pessoas de todas as idades e que vai unir a preservação ao meio ambiente e o estímulo à prática de atividades físicas”, informa o vereador.

Tisga explica que o parque fica em uma área com poucas opções de lazer e que, por muito tempo, carecia de investimentos públicos. “O espaço tem tudo para se tornar uma referência em lazer e prática de esportes na cidade”, comenta o parlamentar, destacando que quanto ao nome escolhido para o local tem ligação com o momento atual e com a necessidade de despertar o interesse sobre o movimento negro. “É uma forma de homenagear um herói brasileiro, que teve papel fundamental no movimento abolicionista, mas que ainda é pouco conhecido pela população”, ressalta o vereador.

Gama nasceu na capital da Bahia e era filho de uma ex-escrava e de um descendente de portugueses. Foi vendido como escravo pelo próprio pai aos 10 anos de idade e, em seguida, passou a morar em São Paulo. Conseguiu a alforria aos 17 anos, e, só então, conseguiu ser alfabetizado. Autodidata em Letras e Direito, foi assíduo colaborador de jornais da época e soube utilizar as leis vigentes para conseguir, pela Justiça, alforriar centenas de escravos.

Deixe um Comentário