RESENDE
Quase nove mil animais foram atendidos no Hospital Veterinário nos três meses de inauguração. A nova unidade hospitalar, que oferece todos os procedimentos gratuitamente e está instalada no bairro Morada da Colina, funciona 24 horas por dia. Em média, são atendidos 100 animais domésticos diariamente. Para atender a demanda do município, o número de veterinários aumentou de 16 para 22, que se revezam em plantões diurnos e noturnos em escala de 12 por 36 ou como diaristas.
No total, foram realizados 8.698 atendimentos desde sua implantação em14 de agosto. O registro foi feito até esta quarta-feira, dia 25.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz explicou que a procura pelos serviços da unidade é grande. “O primeiro Hospital Veterinário Público da Região Sul Fluminense começou a operar em meados de agosto, e, em aproximadamente três meses, foram contabilizados 8.698 atendimentos. Devido à alta demanda, houve a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados: de 16 para 22 veterinários. A nova unidade está bem estruturada, com serviços de qualidade e profissionais capacitados e humanizados para um público muito especial: cães e gatos, que recebem todo carinho e atenção da equipe”, explicou o chefe do Executivo, salientando que os veterinários atuam em escala 12 por 36 ou como diaristas. “A unidade ainda conta com cinco técnicos de raio-x, sete auxiliares de veterinário, equipes da farmácia e do laboratório, profissionais para esterilização de instrumentos cirúrgicos, além de funcionários da recepção, que inclui uma pessoa responsável pelo acolhimento, e da área administrativa e auxiliares de serviços gerais”, completa.
ATENDIMENTOS
De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, Rodrigo Campos Teixeira, a unidade disponibiliza atendimento clínico, cirurgias e procedimentos e serviço de castração, entre outros.
Vale destacar que a unidade hospitalar veterinária é destinada ao atendimento gratuito dos animais domésticos da cidade, em especial, famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com despesas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos. Nesta primeira fase de implantação, atende, exclusivamente, cães e gatos residentes no município, onde tutores devem comprovar residência fixa.
O Hospital Veterinário possui dois consultórios, uma sala de anestesia, uma sala de isolamento, um ambulatório, uma sala de internação, um centro cirúrgico, uma sala de raio-x, um laboratório, uma sala de recuperação, copa, sala de repouso para os plantonistas, sala de antissepsia, farmácia, almoxarifado, recepções externa e interna e quatro banheiros.