Volta redonda
as obras da nova rede de água do bairro Açude foram visitadas pelo prefeito Samuca Silva (Podemos) na manhã de ontem. O investimento da obra, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) será de quase R$ 500 mil, recursos próprios da autarquia. Serão instalados 840 metros da nova rede com 200 milímetros de diâmetro. Ainda no primeiro semestre de 2018 as obras devem ser entregues.
Segundo o prefeito, essa é a primeira etapa dos investimentos do Saae no bairro. Samuca considera que o problema no Açude é histórico e chegará ao fim. “São mais de quatro décadas sem investimentos na rede do bairro. Com a obra vamos aumentar a oferta do abastecimento de água na região. Vim fiscalizar a obra para dar essa notícia com responsabilidade aos moradores”, disse. A visita do prefeito foi acompanhada pelo diretor-executivo do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca.
Com previsão de iniciar no segundo semestre de 2018, a segunda etapa prevê a construção de um reservatório de 1,5 milhão de litros de água, que ficará no alto da Rua Pedro Elias de Moura, antiga Rua G. A capacidade do novo reservatório, segundo técnicos do Saae, é de abastecer o bairro por três ou quatro dias, caso haja problemas na rede. O investimento, neste caso, será de R$ 800 mil (recurso federal). “O reservatório é o complemento das obras da rede de abastecimento. Será utilizado quando tiver a necessidade de reparo na rede ou possíveis problemas na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Belmonte, que abastece o bairro”, explicou o diretor-executivo do Saae.
MAIS DE 16 MIL MORADORES
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Açude, Alan Cunha, a obra beneficiará pelo menos 16 mil moradores. “A precariedade do abastecimento é um antigo e maior problema do Açude, sobretudo na época do verão, por ser o final de rede. É essencial esse investimento da prefeitura e quero agradecer ao prefeito Samuca Silva pela atenção com o bairro”, disse.