BARRA MANSA
O candidato a prefeito de Rio Claro pelo DEM, Wilson Latino, destacou que deseja criar meios para que Rio Claro seja mais autossustentável, como, por exemplo, desburocratizar a parte civil para liberação de construções, investimento no pequeno e médio produtor rural, entre outras ações. Latino vem percorrendo os bairros da cidade, ouvindo a população e apresentando as ideias que, segundo ele, estão sendo bem aceitas. Nessa sexta-feira, dia 23, ele esteve realizando a campanha eleitoral no Centro e em Passa Três. E sua agenda da noite terminou com participação na Live da Voz – Eleições 2020.
“Quero olhar nos olhos das pessoas e mostrar que vou lutar em prol da população. Estou escutando as demandas e apresentando uma nova visão para a cidade. Eu não criei um plano de governo, mas sim um de metas e ações, qual viso cumprir nos quatro anos de mandato. Não estou fazendo acordo com nenhum comerciante e para nenhum cargo. Os secretários que forem escolhidos, serão por qualificação e se não cumprirem as metas, serão substituídos, pois eu não venho preocupado com uma reeleição. Se depois as pessoas acharem que eu devo ficar, eu venho, mas se não, saberei que fiz o melhor para a cidade”, destacou Latino.
De acordo com o candidato, um dos seus objetivos obter meios para que o dinheiro arrecadado na cidade seja gasto em Rio Claro. “Com hortifruti, por exemplo, anualmente é gasto mais de R$ 1,5 milhão. Isso tem que ser pensado. Eu vou trabalhar para que todos tenham a licitação e que vendam aqui. O que não pode é arrecadar impostos de comerciantes e se gastar lá fora”, destacou, acrescentando que quer investir no pequeno e médio produtor da área rural. “E criar um balcão de negócio para aqueles que tiverem sua horta, que produzem seu queijo, poderem ter um lugar para vender. Assim a gente consegue caminhar para ser mais sustentável”, disse.
O candidato frisou que a intenção também é desburocratizar a parte civil, para que a liberação para construção seja mais rápida. Latino apontou que atualmente isso leva mais de um ano. “Temos três loteamentos muito grandes, quais já houve a liberação do Inea, mas o município ainda não autorizou, ou seja, era para os locais já estarem construídos e gerando emprego e girando a economia”, lamentou.
COMITÊ TURÍSTICO
De acordo com Wilson, outra meta incluída no seu plano é a criação, logo no início do mandato, de um comitê turístico. “O primeiro passo é catalogar tudo o que for do turismo. Esse comitê vai ter uma verba própria porque a gente consegue recurso, para que se tenha uma autonomia. Dentro disso podemos formar guias turísticos, preparar pessoas para hotelaria etc”, disse, acrescentando que o primeiro passo é fazer um mapeamento das áreas turísticas da cidade. “Temos mais de 100 cachoeiras na cidade, locais que podem ser usados para caminhadas, distritos com uma vasta história, entre outras coisas. Se nós investimos, podemos fazer a economia girar na cidade”, afirmou.
Segundo o candidato a prefeito, existem pessoas que querem colocar voo livre na cidade, mas isso não pode acontecer sem antes preparar o município. Para ele, é preciso que tenha uma agência preparada na cidade, até mesmo para cadastrar para a parte gastronômica
Urbanização
Wilson Latino falou ainda sobre formas de organizar o município. Segundo ele, a coleta de lixo e a limpeza urbana são feitas por um único grupo. “Umas das primeiras coisas que eu vou fazer é desvincular isso. A empresa que for contratada para colher o lixo, vai colher o lixo. E de imediato vamos contratar uma empresa para termos um número alto de pessoas na manutenção urbana, onde possamos ter o pedreiro, carpinteiro, eletricista”, falou, detalhando os problemas com a falta de zelo da cidade. “Temos pontos aqui que estão há anos sem manutenção. Quero uma equipe para cuidar da cidade que está muito jogada e feia”, garantiu.
O candidato falou ainda sobre Parcerias Público Privada (PPP) para levar uma melhor iluminação pública para Rio Claro, sobre a otimização do sistema de saúde e também citou um conselho do colegiado para organizar as demandas da educação. “Fui vereador por três mandatos e sempre trabalhei em prol do povo. Quero levar um diferencial para Rio Claro”, finalizou.