Rotary Club, entidades e empresas se unem em esforço para acabar com a Poliomielite

Por Carol Macedo

SUL FLUMINENSE

O Rotary Club vem atuando há 35 anos, junto com empresas e entidades, divulgando a importância da vacinação contra a Poliomielite, conhecida também como Pólio ou Paralisia Infantil, doença de origem viral que já atingiu milhões de pessoas pelo mundo afora no passado. De acordo com o presidente do Rotary Club de Volta Redonda Leste, Marcelo Argôlo, os rotarianos continuam realizando ações concentrando esforços nos país onde os últimos casos foram notificados para intensificar os trabalhos e garantir a erradicação deste vírus da terra, aplicando vacinas até mesmo em lugares de difícil acesso. O presidente acrescentou ainda que, já estão sendo realizadas iniciativas que fomentam a vacinação nas cidades do Sul Fluminense.

Segundo Marcelo Argôlo, na região as atividades já aconteceram em shoppings e bairros de Volta Redonda. “Os Rotary Clubs da nossa região estão sendo convocados a se engajar na divulgação da importância da vacinação, através de campanhas, atividades e contato com a imprensa, nas comunidades em que atuam. No fim da semana passada, estivemos no bairro Três Poços em atividade alusiva ao Dia das Crianças e conscientizando os pais. Outro Clube estiveram também, em um shopping da cidade fazendo divulgação e assim, diversos outros vêm trabalhando”, disse.

VACINAÇÃO EM BARRA MANSA E PORTO REAL

O público alvo de imunização contra a Poliomelite, é corresponde às crianças entre os dois meses e menores de quatro anos, 11 meses e 29 dias, que receberão a vacina via oral. Já as crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, deverão levar as cadernetas de vacinação para a atualização ou recebimento de doses atrasadas.

Em Barra Mansa, a campanha contra a Poliomielite, Sarampo e a Multivacinação, acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas. A ação segue até o dia 30, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Alguns postos de saúde, estão funcionando com horário estendido e realizarão a imunização até às 21 horas.

Já em Porto real, até o próximo dia 30, as crianças e adolescentes poderão participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação (atualização vacinal). A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, iniciou na segunda-feira, dia 5, a imunização seguindo todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19).

A vacinação estará disponível nas sete Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Freitas Soares; Jardim das Acácias; Jardim Real; Novo Horizonte; Centro; São José e Bulhões; além do Policlínico do bairro Fátima e Central de Vacinas, localizado no Centro Diagnóstico. A mobilização acontece sempre de segunda a sexta, no período das 8 horas às 16h30min.

DÚVIDAS SOBRE A VACINA

De acordo com representantes do Rotary Club, mesmo estando quase erradicada a vacinação no Brasil é importante, pois, trata-se de um vírus que pode se espalhar rapidamente, contaminando em pouco tempo muitas pessoas. Sendo assim, enquanto a doença não for oficialmente considerada erradicada do planeta, a prevenção precisa acontecer. Relatando ainda que, se uma única pessoa sai de uma área que ainda pode ter o vírus, chegar num local onde as pessoas não foram imunizadas, todo este trabalho pode se perder e voltarmos a ter em muitos casos.

Segundo eles, a vacina não faz mal, pois, efeitos colaterais que causem graves problemas de saúde ou desenvolvimento nas crianças nunca foram registrados. A única precaução é caso a criança demonstre algum tipo de reação alérgica quando vacinada, que seja encaminhada ao médico para avaliação e decidir se deverá tomar as doses de reforço depois.

Sobre a vacinação, o Club informou que, o mês de outubro é sempre dedicado a uma ampla campanha nacional de vacinação. Informando ainda que, as famílias devem procurar os postos de saúde em seus municípios até o dia 30 de outubro. A campanha inclui também a vacina contra o sarampo. Outra doença que estava praticamente controlada, mas devido baixa cobertura vacinal (famílias que pararam de vacinar suas crianças) infelizmente retornou no Brasil.

ROTARY CONTRA POLIOMIELITE

Há 35 anos o Rotary International se engajou em uma campanha global numa parceria com a OMS, Nações Unidas, Diversos Órgãos internacionais e governos de muitos países para a erradicação deste mal.Com mais de 1.200.000 associados espalhados por todo o planeta, o Rotary já arrecadou e doou mais de 2 bilhões de dólares para este fim, financiando pesquisas, confecção e aplicação de vacinas em todo mundo.

POLIOMIELITE NO MUNDO

Atualmente, apenas o Afeganistão e o Paquistão se encontram sob observação pois foram os últimos territórios onde se registrou a doença. É necessário um período sem novas notificações para que o país possa ser considerado livre da Pólio.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos