SUL FLUMINENSE
O clima de Natal já chegou à boa parte das lojas no comércio da região, uma tentativa de antecipar as vendas de produtos típicos driblando as dificuldades com o coronavírus. Já é possível encontrar vitrines decoradas e produtos típicos expostos para a venda como as tradicionais árvores e toda a gama de enfeites e adereços, incluindo as luminárias.
Em cidades da região como Resende, já tem loja vendendo árvores de natal como destaque na fachada, atraindo a curiosidade dos consumidores que aproveitam para conhecer novidades em itens de decoração e luminárias. Otimistas, os empresários esperam alta de 5% a 15% explorando os clientes mais ansiosos.
Segundo a gerente Ana Paula Gomes, a estratégia é antecipar as vendas. “Todo ano apostamos em colocar tudo em exposição logo após o Dia das Crianças, bem antes do Natal. Isso ajuda o consumidor que gosta de antecipar suas compras. As árvores de Natal são os itens mais procurados, junto das bolinhas e luzinhas”, explica a gerente Ana Paula Gomes.
As árvores de Natal têm preços partindo de R$ 59,90, conforme tamanho e funcionalidade, isso porque há no mercado árvores com iluminação própria: galhos com LED colorido nos terminais. Os preços partem de R$ 59,90.
A projeção do setor varejista é de fato explorar o Natal antecipado, muitas lojas ainda sequer receberam as encomendas realizadas mas já providenciam a renovação da vitrine. “Fizemos uma seleção de muitos produtos natalinos para este ano, alguns ainda não chegaram, como as árvores de Natal. Nossa expectativa é que tudo esteja disponível aos clientes a partir da próxima semana. A loja conta de imediato com novidades como adornos de Papai Noel, renas e flores. Acreditamos no Natal e mesmo diante da pandemia a data deve mobilizar as vendas”, argumenta a gerente Adriana Veltri.
Os adereços como os bonequinhos de Papai Noel também são bastante concorridos. Eles auxiliam a decoração de ambientes e também das árvores propriamente. “Tem diversos tamanhos, formatos, eles podem ser pendurados na parede, colocados em bancadas e fixados nas árvores. Sempre existe algo novo sendo lançado para o Natal. As árvores e bolas trazem todo o simbolismo e apostamos nesta tradição”, frisa a gerente Glória Maciel.
SUPERMERCADOS
A dona de casa que optar em antecipar as compras dos produtos que compõem a ceia de Natal também já tem condições de realizar sua pesquisa de preço pelos supermercados da região. Em alguns estabelecimentos é possível encontrar chester, peru e aves temperadas. Também vinhos, espumantes e panetones à venda. “Comprei pernil e tender antecipadamente, congelo tudo. Tenho amigas que já compraram o peru e o chester, vou pegar dicas. O Natal de 2020 já e quero antecipar porque tudo está tudo muito caro”, conta a dona de casa Rosana Nascimento, 48.
Além das carnes a ceia geralmente conta com bacalhau e frutas, produtos que com certa pesquisa podem ser antecipados. “As nozes e castanhas são mais vendidas às vésperas do Natal. Colocamos os produtos antecipados e a saída tem sido satisfatória. Alguns clientes comentam que estão antecipando as compras, outros aproveitando o preço e testando receitas. Até meados de novembro todos os itens do Natal estarão em destaque, principalmente frutas, vinhos e carnes”, comenta Ivan Diniz, gerente de uma rede de supermercados.