>
728x90 vacina (1)

Outubro Rosa: Barra Mansa intensifica oferta de exames preventivos de mama e colo do útero na rede pública de saúde

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Neste mês de outubro todas as unidades de saúde de Barra Mansa vão intensificar a oferta para a realização do exame preventivo citopatológico do colo do útero e mamografia. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e de cuidados à saúde da mulher.

As unidades também realizarão salas de espera levando até os pacientes, homens e mulheres, informações relacionadas ao câncer de mama e colo do útero, além de teste rápido para detectar o HIV, sífilis, hepatite B e C e a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano).

O diagnóstico precoce é fundamental para garantir os resultados no tratamento – Chico de Assis/PMBM

A gerente de Atenção Básica, Adriana Alves, disse que a intenção é investir cada vez mais em prevenção. “A saúde preventiva é o melhor cuidado que as pessoas podem adotar consigo mesmas e com os familiares, principalmente por que o câncer não tem uma causa única. Há fatores externos e internos, como hormônios, condições imunológicas e predisposição genética, fazendo com que determinadas pessoas sejam mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos. Existem ainda o envelhecimento natural do ser humano que traz mudanças nas células, o sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e o uso de cigarros. Isso tudo favorece o aparecimento da doença”, frisa.


Ela ainda contou que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir os resultados no tratamento. “Barra Mansa é referência estadual no tratamento do câncer realizado no Hospital de Oncologia que funciona na Santa Casa. A unidade realiza cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, há a combinação dos procedimentos”, afirma.

A enfermeira do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Williana Bruna Cardoso de Brito, explicou que a vacina contra o papiloma vírus humano contribui no sistema de prevenção do câncer do colo do útero. “Ela deve ser ministrada em meninas com idade entre 9 e 14 anos, já que a proteção contra o vírus é maior antes do início da vida sexual. A imunização também é realizada nos meninos na faixa etária de 11 a 14 anos”, orienta.

DIA D

No dia 24, será realizado o Dia D de combate ao câncer. Neste sábado, as unidades funcionarão de 8 às 17 horas com a oferta de preventivos, solicitação de mamografias e sala de espera. O horário estendido possibilitará o atendimento às mulheres que exercem atividades profissionais externas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos